Certificado Internacional de Vacinação, Passo a Passo como conseguir!

Certificado Internacional de Vacinação, Passo a Passo como conseguir!
5
(3)

Com a empolgação para a viagem você pode se esquecer de alguns detalhes importantes como, por exemplo, as exigências que alguns países possuem em relação às Vacinas. Mas, porque vacinas e o que isso tem haver com o fato de você Viajar? O objetivo dessa exigência é garantir a saúde da população local e também dos visitantes. Vou lhe apresentar o passo a passo de Como conseguir o Certificado Internacional de Vacinação, confira!

O que é o Certificado Internacional de Vacinação?

O CIVP (Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia), mais conhecido por Cartão Internacional de Vacinação é um documento de exigência – previsto no Regulamento Sanitário Internacional, que comprovam que o viajante vacinou-se e está isento de problemas quanto à saúde.

Alguns países exigem esse Certificado Internacional de Vacinação, e caso queira saber quais são eles, basta entrar no site da Organização Mundial de Saúde que aparecerá a lista para consulta desses países e as vacinas exigidas.  

Como Conseguir Certificado Internacional de Vacinação?

As Vacinas são oferecidas gratuitamente em qualquer posto de vacinação de rede estadual ou municipal. Existem alguns serviços de vacinação do setor privado que são credenciados, nesse caso as vacinas são pagas. 

Para emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CVIP você deve:

  1. Ir a uma unidade de vacinação – estadual, municipal ou privada e tomar a Vacina. Lembre-se de levar seu Cartão Nacional de Vacinas. Aqui você deve ficar atento/a ao correto preenchimento como assinatura do profissional que realizou, data em que a vacina foi aplicada, lote e identificação da unidade. Saiba que se for instituição privada essa tem que estar credenciada à Anvisa.
  2. Procurar uma unidade emissora do certificado – Você deve ir pessoalmente, caso tenha mais que 18 anos, pois será imprescindível sua assinatura no ato da solicitação. Veja a lista atualizada dos locais credenciados pela Anvisa para dar prosseguimento à emissão do certificado: Lista de unidades emissoras de CIVP.
  3. Na unidade apresentar o seu Cartão Nacional de Vacinas, carteira de identidade ou qualquer documento oficial que tenha foto. Para os menores de idade, apenas a certidão de nascimento é suficiente. Se for participante de comunidade indígena está dispensada a apresentação do documento de identidade. 

Vacina da Febre Amarela 

Umas das vacinas mais exigida mundialmente é a da Febre Amarela, por ser considerada uma condição de difícil controle. Geralmente, essa exigência é encontrada nos países da América do Sul, Central e na África, locais onde o mosquito transmissor e o vírus são mais facilmente encontrados.

Mas devido ao aumento de surtos de Febre Amarela no Brasil, principalmente nas regiões rurais de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro, países fora de risco da Febre Amarela, têm exigido que os turistas brasileiros sejam vacinados contra a doença. A medida visa evitar que a pessoa infectada dissemine a doença no país caso seja picada pelo mosquito Aedes aegypti. Certificado Internacional de Vacinação 2

Eu fiz o Mochilão: Bolívia, Chile e Peru, e como todos sabem a Bolívia é um dos países que exige a vacina de febre amarela no Certificado Internacional de Vacinação, por isso segue aqui minha sugestão para os moradores da cidade do Rio de Janeiro: Dê preferência a FIOCRUZ, pois além de ser unidade de vacinação pública, também emite o Certificado Internacional de Vacinação no mesmo dia da aplicação da vacina. Assim você economiza tempo de ir em dois lugares. Deverá tomar a Vacina com pelo menos 10 dias antes de sua viagem e esta vale por 10 anos. 

Achei o processo bem simples e rápido em 2013, não sei como está agora o atendimento na FIOCRUZ, devido o caos da saúde pública no Rio de Janeiro. Atendimento na FIOCRUZ: seg a sexta, 09 às 16h, mediante marcação de consulta pelo contato: (21) 3865-9124/9125. Endereço: Av. Brasil 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. Mas atenção ligue e agende com antecedência, pois o atendimento pode ser marcado para um mês depois. Em alguns Estados também é necessário fazer o pré-cadastro no site da Anvisa. 

Mulheres grávidas, crianças menores de 9 meses, pessoas portadoras de doenças que causam alteração no sistema imunológico, indivíduos que tenham alergia a ovo de galinha estão isentos de tomar a vacina da febre amarela.

Isenção de Vacinação

Caso você esteja isento de tomar alguma Vacina deve solicitar a emissão do certificado específico de Isenção de Vacinação a uma unidade emissora do certificado levando o atestado/laudo do seu médico. Vale ressaltar quanto ao documento de Isenção de Vacinação, você deve observar seu preenchimento completo e legível, contendo o local, identificação do profissional (assinatura, carimbo e CRM), telefone, endereço completo do consultório e parecer médico referente à contra indicação aquela determinada vacina. 

Observação:

Se for constatada alguma irregularidade nos documentos solicitados para emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou de isenção que não sejam do modelo específico apresentado no site da Anvisa, as unidades emissora do Certificado Internacional de Vacinação poderão cancelá-los. Sendo assim, fique de olho em todos os pormenores.

Logo, você acabou de tirar todas suas dúvidas de como conseguir o Certificado Internacional de Vacinação. Siga com o passo a passo e ao término já podes embarcar e curtir a viagem com segurança. Boa Viagem!!

[the_ad id=”4138″]

Gostou?! Avalie e COMPARTILHE nas Redes Sociais:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!