Montanha Machu Picchu e Huayna Picchu, qual delas subir?

montanha-machu-picchu-e-huayna-picchu-1

A cidade de Machu Picchu é cercada por duas montanhas. A montanha de mesmo nome da cidade, Montanha Machu Picchu e a Montanha Huayna Picchu. Em Quéchua a primeira significa “velha montanha” e a segunda “jovem montanha”. Mas precisa subir uma montanha para chegar lá, conhecer a cidade perdida dos incas e tirar aquela foto clássica? Não! Isso fica a critério do espírito aventureiro do viajante. 

Montanha Machu Picchu e Huayna Picchu, QUAL DELAS SUBIR?

Primeiramente você precisa responder essa pergunta: Você quer somente visitar a cidade de Machu Picchu ou quer também subir alguma das montanhas do Parque??? Lembrando que fica inviável subir as duas montanhas no mesmo dia devido as horários que são bem restritos. Essa resposta é importante pra definir que tipo de ingresso você irá comprar, pois existem três tipos de entrada. Machu Picchu (128 soles); Machu Picchu + Huayna Picchu (152 soles) e Machu Picchu + Montaña (142 soles).

Se sua resposta é somente visitar Machu Picchu leia o artigo: Como Visitar Machu Picchu, 10 dicas que você precisa saber! Se sua resposta é visitar Machu Picchu + subir alguma montanha continue lendo esse artigo.

O acesso às montanhas é limitado, e se você realmente quiser subir uma delas (especialmente Wayna Picchu) vai precisar providenciar seu ingresso com antecedência:

  • Se for alta temporada, não tem jeito, ambas terá que comprar pelo site oficial do governo peruano. Vale lembrar que o site só aceita cartão visa e o seu cartão de crédito tem que ter “Verified by Visa” ou “Master Card Security Code” pois devido a inúmeras fraudes os sites de compra peruanos adotaram este sistema de compras.
  • Se for baixa temporada, você até consegue comprar o ingresso da Montanha Machu Picchu dois dias antes de visitar, lá mesmo em Cusco. Já a Wayna Picchu, não é bom arriscar, é melhor garantir no site.

As duas montanhas têm uma portaria dentro do próprio Parque Arqueológico de Machu Picchu que fica fechada fora dos horários permitidos e ao chegar lá você vai ter que se identificar com ingresso antes de subir. Logo na entrada, é preciso assinar um livro, onde você registra seu nome e a hora que iniciou a trilha. Na saída, é preciso dar baixa. É uma forma deles se certificarem que ninguém morreu ou se perdeu no trajeto. 

Montanha Machu Picchu 

Se Machu Picchu todo mundo conhece como a cidade perdida dos incas, o que pouca gente sabe é que a montanha onde as ruínas estão assentadas também recebe este mesmo nome. Seu cume está a 3.082 metros acima do nível do mar, são 652 metros de subida a partir do posto de controle. Tem limite de 800 visitantes por dia. Horário de escalada fica entre entre 07:00 hrs as 10:00 hrs e o Bilhete de Ingresso é: Machu Picchu + Montaña (142 soles)A subida da Trilha da Montanha Machu Picchu é mais cansativa do que a Wayna Picchu, por ser mais longa. Montanha Machu Picchu e Huayna Picchu 5

Durante a trilha os mirantes são poucos e os mesmos, a cidade de Machu Picchu ficando pequenina a cada subida. Antes de chegar ao topo o que mais eu gostei foi ver o Rio Urubamba serpenteando as lindas montanhas da Região. Montanha Machu Picchu e Huayna Picchu 2

Mais detalhes abaixo: 

  • O tempo de caminhada: 3 horas no total (ida e volta);
  • Grau de dificuldade (Graus: Leve; Médio; *Moderado; Difícil): *Moderado; 
  • Vantagens: Machu Picchu é a montanha mais elevada do que o Huayna Picchu, porém menos perigosa, menos caminho íngreme, vista padrão de Machu Picchu e no topo a visão de 360° da região Inca;
  • Desvantagens: Não há atrações arqueológicas.

Montanha Huayna Picchu

Quando você olhar uma foto panorâmica de Machu Picchu observe ao fundo uma montanha grande. Essa é a Huayna Picchu. Apresenta terraços e ruínas no topo e acredita-se que era utilizada como posto de observação. A subida da Trilha da Montanha Huayna Picchu é bem rápida do que a Machu Picchu, mas é necessário bastante atenção no trajeto. Seu cume está a 2.693 metros acima do nível do mar, são 263 metros de subida a partir do posto de controle. O acesso é limitado ao máximo de 400 pessoas por dia, em dois turnos, 7-8h da manhã ou de 10-11h (cada um com limite de 200 pessoas). E o bilhete de ingresso é: Machu Picchu + Huayna Picchu (152 soles)Recomendamos a escolha do segundo horário, pois nas primeiras horas da manhã as nuvens podem encobrir as montanhas e você pode não ter vista nenhuma lá de cima. A estrada da foto é a que o micro ônibus irá percorrer até a entrada do Parque Arqueológico de Machu Picchu.Montanha Machu Picchu e Huayna Picchu 3

Mais detalhes abaixo: 

  • O tempo de caminhada: 1h e 30min no total (ida e volta);
  • Grau de dificuldade (Graus: Leve; *Médio; Moderado; Difícil): *Médio;
  • Vantagens: Tem algumas atrações arqueológicas: vai poder apreciar ruínas incas antes da subida, o Templo da Lua e cavernas naturais;
  • Desvantagens: mais perigosa devido a quantidade de precipícios, caminho estreito e íngreme e vista reversa à vista padrão de Machu Picchu.

Montanha Machu Picchu e Huayna Picchu, CONCLUSÃO!

Ambas há degraus para todos os gostos: baixos e estreitos, baixos e largos, altos a ponto de você ter de se apoiar nas pedras ao lado para conseguir impulso. E são muitos degraus de pedra, irregulares, alguns tortos e bem altos, e ainda tem o fator altitude (você se cansa mais rápido e fica sem fôlego). Pessoas com problemas de locomoção, dores nos joelhos e/ou outras articulações não recomendo nenhuma das duas. A trilhas das duas montanhas não é para obter a melhor foto. A vista lá no alto é legal, mas não tão bonita. Na verdade a vista é a cidade de Machu Picchu em miniatura. A subida dessas duas montanhas é para aqueles que gostam de trilhas e de escalar montanhas. Simples assim! A foto clássica de Machu Picchu é bem na entrada do parque ou então no caminho para a ponte Inca.

A Montanha Wayna Picchu é mais popular e mais procurada, por isso os ingressos se esgotam com semanas de antecedência, devido o tempo de percurso ser menor e menos cansativo e com isso ganhando mais disposição para passear no parque. Se você é muito sedentário, nunca subiu uma montanha, aconselho a escolher a menor, Huayna Picchu. Só ter bastante cuidado na caminhada dessa montanha.

Bem… eu como já estou acostumada com trilhas, fiz a da Montanha Machu Picchu que é mais alta e tem um significado maior. Em Quéchua, significa “velha montanha”, e geologicamente falando, as rochas dessa montanha são realmente mais idosas, por isso foi minha preferência por ela. Os Incas gostavam de viver nas montanhas porque acreditavam que quanto mais alta fosse a montanha, mais perto estariam de Deus. E foi assim que me senti ao chegar ao topo dessa montanha… senti a presença de Deus. Nenhuma foto ou texto será capaz de expressar a sensação de paz, de liberdade e felicidade que eu senti nesse momento.Montanha Machu Picchu e Huayna Picchu 4

Montanha Machu Picchu e Huayna Picchu, O QUE LEVAR E DICAS!

Vá com um tênis e roupas confortáveis, uma bolsa contendo água e um lanche leve com frutas (isso é importante, pois as coisas são bem caras lá), protetor solar e boné/chapéu, pois quando sol aparece ele castiga pra valer e também existe pouca sombra em Machu Picchu (verão). Capa de chuva/casaco impermeável (inverno/período de chuvas). Mesmo que o dia esteja bom, a qualquer momento o tempo vira e pode chover.

Antes de passar pela roleta da entrada do parque, vá ao banheiro (custa 1 sol)! Lá em cima não tem banheiros e principalmente se você for fazer a Trilha da Montanha Machu Picchu, que o percurso é mais demorado. Leve o mínimo de coisas com você, o peso fará diferença na subida e também não é permitido entrar com mochilas grandes no parque.

Para você poder passar mais tempo no parque e aproveitar ele por completo, sugiro que você chegue em Águas Calientes (Machu Picchu) no dia anterior, durma por lá e acorde cedo para chegar no parque próximo do horário de abertura e então passar o dia todo lá.

Obs: Não confunda as Trilhas da Montanha Machu Picchu e Wayna Picchu com as trilhas: Inca Inca e Salkantay. Essas duas últimas são opções aventureiras que os trilheiros usam pra substituir a viagem de trem de Ollantaytambo para águas calientes.

Agora que você já decidiu entre a Montanha Machu Picchu e Huayna Picchu, leia os artigos e Boa Viagem, Mochileiro!

Roteiro a pé no Centro Histórico de Cusco – Peru
Como conhecer o Centro Histórico de Cusco, Peru em 2 hs
City Tour na cidade de Cusco, saiba as atrações que irá visitar!
Tudo sobre o Passeio pelo Vale Sagrado dos Incas, Cusco
Boleto Turístico de Cusco, onde comprar? Saiba tudo sobre ele!
Como visitar Machu Picchu, 10 dicas que você precisa saber!

Onde ficar?

Para a galera Mochileira que gosta de festas e fazer novas amizades, super recomendo ficar hospedado no Wild Rover Hostels Cusco, que fica próximo a Plaza das Armas. Eu adorei !!! (Não achei no Booking, mas no site do Wild Rover você reserva). Mas se preferi pelo Booking, selecionei boas opções de hostels em CuscoEu quando fui, não foi alta temporada… então consegui reservar quando cheguei. (Eu estava em um Mochilão, por isso não reservei antes, pois não sabia precisamente quanto tempo ia ficar em cada cidade).

Dicas:

Cusco está localizado a 3.400m de altitude e alguns viajantes podem sentir algum desconforto pelo impacto do ar rarefeito em seu organismo. Esse desconforto é conhecido como “Mal de Altitude”. (clique e saiba mais sobre esse mal). Na fase de adaptação os sintomas mais comuns são dores de cabeça, náusea, tontura, respiração curta e perda de apetite. É importante fazer uma consulta médica antes de viajar, pois o médico irá indicar um medicamento. Outra dica é mastigar ou beber em chá as folhas de coca para aliviar esses sintomas.

No Instagram @roteiroviagemdemochileiros você encontrará mais fotos da minha viagem à Cusco, a capital do império inca entre outras. Pesquise pela hashtag #roteiroviagemdemochileiros

Boa Viagem, Mochileiros!

Booking.com

Economize em Passagens Aéreas. Conectamos você com quem tem milhas sobrando. Clique abaixo! Imagem 4

Montanha Machu Picchu e Huayna Picchu, qual delas subir?
Avalie esta postagem

Tenho certeza que você vai gostar também:

O Booking é um dos maiores sites de hospedagem do mundo que ajuda os viajantes decidirem a reserva com base nas dicas, comparação de preços, fotos do estabelecimento, avaliações e comentários feitos por ex hóspedes principalmente nos quesitos: atendimento e higiene do local. Fizemos uma parceria com o booking e você reservando por aqui, ajuda o blog a manter atualizado com novas dicas de viagem. Lembrando que você leitor não paga mais nada por isso! E apenas acessando através da imagem/pesquisa abaixo e não reservando ou reservando e cancelando não ganhamos nada. Também não ganhamos nada apenas por divulgar o site deles. CLIQUE ABAIXO e pesquise bastante usando os filtros, tenho certeza que encontrará uma hospedagem ideal pra você! Eu uso sempre e recomendo!
Booking.com

Comentários