Roteiro de viagem Cusco e Machu Picchu 6 dias – Passo a Passo

roteiro-de-viagem-cusco-e-machu-picchu-1

Olá leitores do Roteiro Viagem de Mochileiros! No blog possui vários artigos sobre Cusco e Machu Picchu, devido o volume de informações resolvi fazer uma compilação de todos os artigos e criei o Roteiro de viagem Cusco e Machu Picchu 6 dias – Passo a Passo. Em Cusco, existem passeios que se tornam obrigatórios e têm que ser feitos antes de visitar Machu Picchu, pois todos os lugares possuem uma ligação com a cidade perdida dos Incas. Os passeios CLÁSSICOS IMPERDÍVEIS oferecidos por agências são: City Tour pela cidade e sítios arqueológicos, Ruínas de Moray e Salineras de Maras, Vale Sagrado, e Machu Picchu. Já o passeio pelo centro histórico, você poderá fazer por conta própria.

Roteiro de viagem Cusco e Machu Picchu – DICAS INICIAIS

Se você estiver sozinho (a) recomendo contratar o serviço da agência, pois algumas atrações ficam distantes do centro histórico e é necessário carro particular. Mas você pode tentar fechar um grupo com 4 pessoas no hostel pra rachar o táxi/carro particular. O problema é achar um guia-motorista, ou então contratar dois profissionais! Só não esqueça de que ver ruínas sem alguém mostrando o seu significado pode ser uma experiência bem frustrante. O tour pela agência ou por conta própria (táxi/carro particular + guia), vai dar quase o mesmo valor. Fica a seu critério! O que eu NÃO recomendo é fechar pacotes aqui com as agências brasileiras. 

Fique hospedado nas proximidades da famosa Plaza das Armas, isso porque em volta dela possui tudo: casas de câmbio, agências de turismo, lojas, cafés, restaurantes, bares, pubs, boates, etc… Para a galera Mochileira que gosta de festas e fazer novas amizades, super recomendo ficar hospedado no Wild Rover Hostels Cusco, que fica próximo a Plaza das Armas. Eu adorei !!! (Não achei no Booking, mas no site do Wild Rover você reserva). Mas se preferi pelo Booking, selecionei boas opções de hostels em Cusco com preço. 

Leve dólar: aqui no Rio não achei casas de câmbio com a moeda peruana. Não sei informar se o real é bem aceito lá. Eu levei dólar!

Sobre as famosas Montanhas Machu Picchu e Huayna Picchu: Não é necessário escalar essas duas montanhas para ver aqueles visuais que estamos costumados a ver na internet da cidade perdida.

A melhor época para visitar Machu Picchu vai de maio a setembro, pois a probabilidade de chuva é menor. 

Altitude: Cusco está localizado a 3.400m de altitude e alguns viajantes podem sentir algum desconforto pelo impacto do ar rarefeito em seu organismo. Conhecido como “Mal de Altitude”. Na fase de adaptação os sintomas mais comuns são dores de cabeça, náusea, tontura, respiração curta e perda de apetite. É importante fazer uma consulta médica antes de viajar, pois o médico irá indicar um medicamento. Outra dica é mastigar ou beber em chá as folhas de coca para aliviar esses sintomas, vende em qualquer lugar em Cusco.

Roteiro de viagem Cusco e Machu Picchu 6 dias – PASSO A PASSO

1º DIA do Roteiro de viagem Cusco e Machu Picchu

Dependendo da hora que você irá chegar só vai dar pra comprar o Boleto Turístico fechar com as agências: City Tour pela cidade e sítios arqueológicos, Ruínas de Moray e Salineras de Maras, Vale Sagrado e Machu Picchu. (Esses dois últimos já vai ta incluído o ingresso para Machu Picchu, a passagem do Trem (PeruRail) de Ollantaytambo/Machu Picchu e hospedagem em Águas Calientes). Mesmo que você chegue cedo, acho importante deixar esse dia pra pesquisar preços, contratar serviços, etc, ao redor da Plaza das Armas. roteiro-de-viagem-cusco-e-machu-picchu-4

O Boleto Turístico é vendido na COSITUC (Instituto Nacional de Cultura) – Av. el Sol, 103, próximo a Plaza das Armas. Ele será necessário até mesmo para o City Tour pela cidade e sítios arqueológicos, visita ao vale sagrado e outros passeios que for fazer por conta própria na cidade. Compre o Boleto Turístico de Cusco INTEGRAL, com validade de 10 dias: 130 soles. Esse Boleto possui 16 atrações. As opções de boletos parciais incluem menos atrações e são válidas só por um dia, então, cuidado ao comprar! Ele também é vendido por algumas agências de turismo que compram o boleto da COSITUC e revendem para os seus clientes quando estes fazem reserva dos tours com as agências. A carteirinha de estudante internacional ISIC dá desconto de 50% na compra do boleto Turístico. O estudante tem que ter menos de 26 anos para usufruir do desconto! (Se não tiver a internacional, tenta com a nacional… Minha amiga conseguiu comprar com a da Faculdade mesmo).

O ingresso para Machu Picchu também é vendido por algumas agências de turismo que compram e revendem para os seus clientes quando estes fazem reserva dos tours. Mas se for visitar Machu Picchu em alta temporada, ainda no Brasil é muito importante realizar a compra do ingresso para Machu Picchu. A necessidade de comprar com antecedência é que o número de visitantes por dia é limitadoPara realizar a compra do ingresso utiliza-se o site oficial do governo peruano. Vale lembrar que o site só aceita cartão visa. Os preços para 2017: Adultos: 152 soles e Estudantes de nível superior (qualquer idade) com carteirinha de estudante internacional ISIC: 77 soles. O ingresso de Machu Picchu é vendido no Ministério de Cultura – Casa Garcilaso – Calle Garcilaso s/n Cusco.

A passagem do Trem (PeruRail) de Ollantaytambo/Águas Calientes também é vendido por algumas agências de turismo que compram e revendem para os seus clientes quando estes fazem reserva dos tours. Em 2014 paguei 200 dólares ida e volta, caro! No site oficial Peru Rail, você encontra mais barato. 

Na hora de comprar, verifique antes se seu cartão de crético é “Verified by Visa” ou “Master Card Security Code” pois devido a inúmeras fraudes os sites de compra peruanos adotaram este sistema de compras.


2º DIA do Roteiro de viagem Cusco e Machu Picchu

Esse dia é ideal pra fazer passeios por conta própria: Roteiro a pé no Centro Histórico (alguns têm que ter o Boleto Turístico), andar no trenzinho antigo da cidade de Cusco (foto abaixo) e curtir a noite, os bares e gastronomiaroteiro-de-viagem-cusco-e-machu-picchu-5

Roteiro a pé no Centro Histórico:

  • Plaza de Armas: uma das mais lindas da América do Sul;
  • Catedral de Cusco: Linda!
  • Igreja da Companhia de Jesus: Linda tbm!
  • Mercado São Pedro: melhor lugar pra comprar artesanato, souvenirs e roupas;
  • Pedra dos 12 ângulos: ela representa ao máximo a perfeição da técnica Inca;
  • Cerro San Cristobal: mirante onde está a igrejinha simples de mesmo nome e de onde se tem uma magnífica vista da cidade;
  • Bairro de San Blas: é aqui que você vai encontrar pessoas vestidas com trajes típicos do Peru;
  • Centro Artesanato de Cusco: outro lugar pra comprar artesanato, souvenirs e roupas baratas com preços mais acessíveis;
  • Monumento Pachacuteq: poucos turistas vão, mas que vale muito a pena. Além do monumento, tem um museu onde cada andar conta uma parte da história dos incas e a importância que o Inca Pachacuti teve na expansão e prosperidade desta civilização. (É necessário o Boleto Turístico);
  • Museu Histórico Regional (É necessário o Boleto Turístico);
  • Centro Qosqo de Arte Nativo: tem uma apresentação de música e dança típicas que começa as 19 horas, mas no boleto informa para chegar as 18:45. (É necessário o Boleto Turístico).

Trenzinho antigo da cidade de Cusco 

  • O trenzinho antigo que faz um circuito por dentro de Cusco e vai até o Cristo Blanco (tipo a estátua do Cristo Redentor aqui do Rio), recomendado para aqueles que tem pouco tempo e querem dar uma passada bem rápida pelo centro histórico sem ter que caminhar.
  • Funciona de seg à Sab: Partida da Plaza das Armas: 8:30/10/11:30/14/15:30/17/18:30. A passagem custa: 25 soles (Adultos) e 15 soles (Estudantes e Cusqueños). Dê preferência pela manhã ou início da tarde (14hs) para não chegar ao Mirante do Cusco Blanco já escurecendo.

Curtir a noite, os bares e gastronomia

  • Durante noite a parada obrigatória é no Pub Mamma África e nos outros barzinhos, pubs, boates em volta da Plaza!
  • Prove algumas das especialidades da culinária nacional, dentre elas o famoso ceviche, e também a truta e o cuy (nosso porquinho da Índia, rs). Sempre acompanhados de uma Cusqueña (cerveja) ou um Pisco Sour (“caipirinha” peruana) quando o calor permitir… rs. Mas tome cuidado, pois devido a altitude, fica mais fácil ficar bêbado.
  • A Inka Cola é um refrigerante originalmente Peruano, e por conseqüência o mais consumido no país. Experimente a Coca-Cola dos Peruanos!

3º DIA do Roteiro de viagem Cusco e Machu Picchu

Reserve esse dia para o City Tour pela cidade e sítios arqueológicos. As agências realizam esse tour duas vezes ao dia (pela manhã e a tarde). Dê preferência pela manhã pra aproveitar a tarde livre e visitar algum lugar que se esqueceu durante o seu Roteiro a pé no Centro Histórico, ou fazer compras, etc… Não se esqueça de levar o Boleto Turístico ou não poderá entrar nos sítios arqueológicos.roteiro-de-viagem-cusco-e-machu-picchu-6

O City Tour pela cidade e sítios arqueológicos, não se visita muitos pontos turísticos na área urbana de Cuzco, somente o Museu do Qorikancha e o Convento de Santo Domingo. E depois o tour parte para os sítios arqueológicos. As ruínas incas localizadas nos arredores da cidade: Saqsaywaman, Q’enqo, Puca-Pucara, Tambomachay. A entrada no Convento Santo Domingo, não está incluída no Boleto Turístico (ingresso é cobrado a parte, 10 soles). Leve um casaco, pois os últimos sítios ficam em grandes altitudes e lá o vento é gelado. Também bastante água, pois sentirá necessidade em lugares mais altos. Protetor solar, Boné/chapéu (verão), Capa de Chuva (inverno/período de chuvas).


4º DIA do Roteiro de viagem Cusco e Machu Picchu

As agências oferecem o tour nas Ruínas de Moray e também as Salineras de Maras por ser pertinho, mas essa última não está incluída no Boleto Turístico. Vale a pena a visita!
roteiro-de-viagem-cusco-e-machu-picchu-7

Algumas agências que fazem o Passeio do Vale Sagrado (Pisac, Chinchero e Ollantaytambo), incluem Ruínas de Moray e também Salineras de Maras, por ser pertinho. Mas não recomendo por que fica corrido tendo em vista que o Passeio pelo Vale Sagrado é o que antecede a visita à Machu Picchu. Não se esqueça de levar o Boleto Turístico ou não poderá entrar nas Ruínas de Moray.


5º DIA do Roteiro de viagem Cusco e Machu Picchu

Esse é o dia de partir bem cedo de Cusco para visitar o Vale Sagrado (Pisaq, Chinchero, Ollantaytambo). Não se esqueça de levar o Boleto Turístico ou não poderá entrar nas ruínas incas do Vale Sagrado. roteiro-de-viagem-cusco-e-machu-picchu-8

Depois é só aguardar o horário do trem (PeruRail) na estação de Ollantaytambo para Águas Calientes. Você irá pernoitar em Águas Calientes para subir a cidade de Machu Picchu na manhã seguinte. É IMPORTANTE, pernoitar em Águas Calientes, o ideal é que você chegue na cidade na parte da tarde, para que dê tempo de comprar o bilhete do ônibus que sobe para Machu Picchu (sim, tem que pegar um micro-ônibus que sobe a cidade em 20 minutos no valor de 18 dólares, ou você pode subir a pé que leva cerca de 1 hora e meia), e depois vá para o hotel descansar, pois o dia seguinte começara cedo.


6º DIA do Roteiro de viagem Cusco e Machu Picchu

Enfim o grande dia… conhecer a cidade perdida dos Incas! O melhor horário para chegar em Machu Picchu é quando os primeiros raios solares surgem pelas montanhas e iluminam a cidade. Para ter essa experiência, acorde cedo! Levante às 4 da manhã, tome café da manhã às 4h30 e chegue na fila dos ônibus antes das 5 da manhã, pois nesse horário já tem fila para os ônibus que começam as operações às 5h30. Roteiro de viagem Cusco e Machu Picchu 33

Vá com um tênis confortável, roupas leves e casaco porque pode esfriar. Uma bolsa contendo água, lanche, frutas (isso é importante, pois as coisas são bem caras lá), repelente, protetor solar, óculos de sol e um chapéu/boné. Logicamente você não pode se esquecer de levar seus documentos (PASSAPORTE ou RG). POR FALAR EM PASSAPORTE… Carimbe seu passaporte na entrada de Machu Picchu. Você mesmo pode fazer isso. Muitos viajantes esquecem esse detalhe e voltam para o Brasil sem o famoso carimbo no passaporte pra guardar de lembrança.

Se não contratou o pacote da agência, que dá direito ao guia, não se preocupe em contratar um guia antes de chegar em Machu Picchu. Na entrada terão vários guias em todos os horários, e você pode escolher em realizar o tour em grupo de 10 pessoas em média (fica mais barato) ou sozinho. Em grupo o valor por pessoa é por volta de 30 soles, duração de 2 horas. O grupo opta pelo idioma inglês ou espanhol. O guia explica a história dos Incas e o significado de espaço, vale muito a pena. No final da tarde voltar Águas Calientes para pegar o trem até Ollantaytambo e depois ônibus de volta para Cuzco (Noite). 

Obs: Se for com agência de turismo, o pacote inclui tudo (Ônibus Cusco/Ollantaytambo ida e volta, Tour no Vale Sagrado, trem de Ollantaytambo/Águas Calientes ida e volta, pernoite em Águas Calientes, Ingresso pra entrar em Machu Picchu e o guia pra contar a história).

Agora com as informações detalhadas desse Roteiro de viagem Cusco e Machu Picchu 6 dias você não irá mais contratar uma agência aqui no brasil, com aqueles valores exorbitantes. Vá por conta própria e contrate os tours por lá.

No Instagram @roteiroviagemdemochileiros você encontrará mais fotos da minha viagem à Cusco, a capital do império inca entre outras. Pesquise pela hashtag #roteiroviagemdemochileiros

Boa Viagem, Mochileiros! Até…

Booking.com

Economize em Passagens Aéreas. Conectamos você com quem tem milhas sobrando. Clique abaixo! Imagem 4

Roteiro de viagem Cusco e Machu Picchu 6 dias – Passo a Passo
5 (100%) 1 vote

Tenho certeza que você vai gostar também:

O Booking é um dos maiores sites de hospedagem do mundo que ajuda os viajantes decidirem a reserva com base nas dicas, comparação de preços, fotos do estabelecimento, avaliações e comentários feitos por ex hóspedes principalmente nos quesitos: atendimento e higiene do local. Fizemos uma parceria com o booking e você reservando por aqui, ajuda o blog a manter atualizado com novas dicas de viagem. Lembrando que você leitor não paga mais nada por isso! E apenas acessando através da imagem/pesquisa abaixo e não reservando ou reservando e cancelando não ganhamos nada. Também não ganhamos nada apenas por divulgar o site deles. CLIQUE ABAIXO e pesquise bastante usando os filtros, tenho certeza que encontrará uma hospedagem ideal pra você! Eu uso sempre e recomendo!
Booking.com

Comentários