Ruínas de Moray e Salineiras de Maras, um tour à parte em Cusco!

Ruínas de Moray e Salineiras de Maras 1

Poucos viajantes se interessam em incluir atrações fora do circuito tradicional de Cusco. Irei destacar duas dessas atrações: Ruínas de Moray e Salineras de Maras. A primeira, é um sítio arqueológico não muito visitado como as demais atrações do Vale Sagrado. E a segunda embora não tenha relação com a civilização Inca, tem sua importância na cultura Peruana. 

Ruínas de Moray e Salineras de Maras

Algumas agências que fazem o Passeio do Vale Sagrado (Pisac, Chinchero e Ollantaytambo), incluem Ruínas de Moray e também Salineras de Maras, por ser pertinho. Mas não recomendo porque fica corrido tendo em vista que o Passeio pelo Vale Sagrado é o que antecede a visita à Machu Picchu. Por isso faça à parte, não irá se arrepender! O custo para a realização desse tour é de 20 dólares, com transporte e guia incluso (valor de janeiro de 2014). É importante lembrar que a maioria das agências não inclui horário de almoço. Sai de Cusco as 9h e termina em torno das 15h, por isso recomendo levar alguma coisa para comer e beber.

É possível contratar um táxi pra levar até essas duas atrações, porém na maioria das vezes sai um pouco mais caro, além disso não terá guia… ao menos que o motorista saiba contar um pouco da história dos lugares.

Ruínas de Moray

É um sítio arqueológico constituído de hipnotizantes ruínas circulares. Essas ruínas incas eram um dos locais que os incas faziam experimentações agrícolas como em Písac e Ollantaytambo, mas Moray impressiona pelo tamanho e formato circular. As experimentações agrícolas eram realizadas nos diversos níveis dos solos onde cada um deles proporcionava uma zona de diferente pressão e temperatura, sendo que eles sabiam exatamente qual era o microclima ideal para cada tipo de alimento cultivado. Em cada círculo há um microclima com variação de até 1 grau de temperatura. Para visitar Moray você precisa apresentar o seu Boleto Turístico de Cusco.

É possível descer até o círculo central, mas lembre-se da altitude de 3.800m na hora da subida, cada passo pode ser bastante desgastante, principalmente se o viajante não estiver devidamente aclimatado. Ruínas de Moray e Salineiras de Maras 2

Salineras de Maras

A segunda atração é um complexo de extração de sal e não tem nada a ver com a civilização inca, mas com o povo peruano mesmo, que deu um jeito de produzir sal de qualidade mesmo a dezenas de quilômetros de distância do mar. A área é divida em cerca de 4 mil “piscinas de sal” e cada família cuida de até 40 “canteiros” diferentes.

Nestas salineras são extraídos três qualidades de sal. O primeiro sal formado é mais barrento e produz o sal marrom para fins medicinais. O segundo sal produzido é mais puro e é usado para alimentação. Já o terceiro sal é o mais puro de todos e é conhecido como flor de sal, bastante usado em produtos mais sofisticados. O valor para entrar na salineira é de 10 soles e não está incluso no boleto turístico, pois é um local que não possui relação como o Império Inca.Ruínas de Moray e Salineiras de Maras 3

Moray está localizado no município de Maras, ambas localizadas em um platô a 3.500m de altitude. Estão na mesma rota a menos de uma hora de distância por uma estradinha de terra meio mal-acabada, a aproximadamente 50km de Cusco. 

Bacana o artigo Ruínas de Moray e Salineiras de Maras, né?! Aposto que também vai gostar desses:

Roteiro a pé no Centro Histórico de Cusco – Peru
City Tour na cidade de Cusco, saiba as atrações que irá visitar!
Boleto Turístico de Cusco, onde comprar? Saiba tudo sobre ele!
Tudo sobre o Passeio pelo Vale Sagrado dos Incas, Cusco
Como visitar Machu Picchu, 10 dicas que você precisa saber!
Montanha Machu Picchu e Huayna Picchu, qual delas subir?

Onde ficar?

Para a galera Mochileira que gosta de festas e fazer novas amizades, super recomendo ficar hospedado no Wild Rover Hostels Cusco, que fica próximo a Plaza das Armas. Eu adorei !!! (Não achei no Booking, mas no site do Wild Rover você reserva). Mas se preferi pelo Booking, selecionei boas opções de hostels em CuscoEu quando fui, não foi alta temporada… então consegui reservar quando cheguei. (Eu estava em um Mochilão, por isso não reservei antes, pois não sabia precisamente quanto tempo ia ficar em cada cidade).

Dicas:

Cusco está localizado a 3.400m de altitude e alguns viajantes podem sentir algum desconforto pelo impacto do ar rarefeito em seu organismo. Esse desconforto é conhecido como “Mal de Altitude”. (clique e saiba mais sobre esse mal). Na fase de adaptação os sintomas mais comuns são dores de cabeça, náusea, tontura, respiração curta e perda de apetite. É importante fazer uma consulta médica antes de viajar, pois o médico irá indicar um medicamento. Outra dica é mastigar ou beber em chá as folhas de coca para aliviar esses sintomas.

No Instagram @roteiroviagemdemochileiros você encontrará mais fotos da minha viagem à Cusco, a capital do império inca entre outras. Pesquise pela hashtag #roteiroviagemdemochileiros

Boa Viagem, Mochileiros!

Booking.com

Economize em Passagens Aéreas. Conectamos você com quem tem milhas sobrando. Clique abaixo! Imagem 4

Ruínas de Moray e Salineiras de Maras, um tour à parte em Cusco!
Avalie esta postagem

Tenho certeza que você vai gostar também:

O Booking é um dos maiores sites de hospedagem do mundo que ajuda os viajantes decidirem a reserva com base nas dicas, comparação de preços, fotos do estabelecimento, avaliações e comentários feitos por ex hóspedes principalmente nos quesitos: atendimento e higiene do local. Fizemos uma parceria com o booking e você reservando por aqui, ajuda o blog a manter atualizado com novas dicas de viagem. Lembrando que você leitor não paga mais nada por isso! E apenas acessando através da imagem/pesquisa abaixo e não reservando ou reservando e cancelando não ganhamos nada. Também não ganhamos nada apenas por divulgar o site deles. CLIQUE ABAIXO e pesquise bastante usando os filtros, tenho certeza que encontrará uma hospedagem ideal pra você! Eu uso sempre e recomendo!
Booking.com

Comentários