8 motivos pra conhecer Sucre, Capital da Bolívia. Cidade Branca da América

Sucre, Capital da Bolívia 1

Sucre, capital constitucional da Bolívia, tem um centro histórico cheio de prédios bem conservados e uma praça belíssima no centro. Vários museus, casarões coloniais e igrejas. Um lugar tranquilo e fascinante para se estudar espanhol e aprender mais sobre a cultura andina e colonial. É também um centro universitário do país, bem movimentado e as ruas ficam cheias de jovens o dia todo. A culinária local conhecida pela variedade e mistura de influências espanhola e indígenas.

Sobre Sucre, Capital da Bolívia

Ao contrário que muitos pensam, La Paz não é Capital oficial da Bolívia. O fato é que a sede dos poderes Executivo e Legislativo foi transferida para La Paz, deixando aqui apenas a sede do Judiciário. Mas apesar da mudança do centro político, oficialmente é Sucre, Capital da Bolívia.

Sucre, foi originalmente conhecida por “La Plata“, hoje é chamada por “Cidade Branca da América“, ambos os nomes servem como lembretes de seus 300 anos de domínio espanhol. Tem 2.800m de altitude, é calma e limpa e foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). 

A cidade, que foi fundada pelos espanhóis em 1538, manteve o ar colonial das pequenas ruas de pedra, casarões e igrejas da época. Sucre exibe a influência europeia e cultura indígena, incluindo a do Império Inca. Durante o meu Mochilão: Bolívia, Chile e Peru, Sucre fez parte do roteiro e foi uma grande surpresa, adorei conhecer e por isso compartilho abaixo os 8 motivos pra conhecer Sucre, Capital da Bolívia.

O que fazer em Sucre, Capital da Bolívia ?

1- Estudar Espanhol

Devido aos 300 anos de domínio espanhol, Sucre é um ótimo lugar para Estudar Espanhol. Existem várias escolas de espanhol em Sucre que recebe alunos de todas as partes do mundo, mas especialmente norte-americanos e brasileiros. 

2- Passear no Parque Cretácico

A cidade é um grande centro de paleontologia, por terem diversos vestígios da existência de dinossauros, como ossadas encontrada por arqueólogos e pegadas. Um lugar onde você não pode deixar de visitar é o Cretaceous Park (Parque Cretácico). Situado a aproximadamente 20 minutos de Sucre, é um dos pontos de maior interesse da Bolívia. É um grande museu, com replicas perfeitas e de tamanhos proporcionais dos dinos.Sucre, Capital da Bolívia 2

Tem também um paredão que possui cerca de 5 mil pegadas de diversos dinossauros, entre eles um brontossauro e um tiranossauro. É onde abriga o maior rastro de pegadas de dinossauro no mundo!! Tem um ônibus que passa de hora em hora ao redor da Plaza 25 de Mayo, que é especifico para levar os viajantes até o Parque. Sucre, Capital da Bolívia 3

3- Aproveitar ótimos bares, pubs e restaurantes

Não deixe de curtir a noite de Sucre. Tem uns barzinhos ótimos! Eu super recomendo ir ao Pueblo Chico Café – arte, bar e restaurante – localizado na Plaza 25 de Mayo. Um ambiente bem típico da colonização espanhola na Bolívia. O lugar é belíssimo, muito agradável e que serve uma típica comida de tradição indígena boliviana.Sucre, Capital da Bolívia 4

4- Visitar a Casa da Liberdade

Um dos monumentos mais importantes da Bolívia é La Casa de la Libertad. Na casa foi assinada a primeira ata da independência do país. Abriga relíquias históricas, fica na bela Plaza 25 de Mayo. É o mais interessante eu descobri lá: é que a vestimenta das cholas, com aquelas saias rodadas e xale nos ombros, veio de uma tentativa de imitar as senhoras espanholas. Sucre, Capital da Bolívia 5

5- Conhecer a Catedral Metropolitana

É uma das jóias arquitetônicas da Bolívia. Predominantemente Renascentista, o edifício também incorpora tendências dos estilos Barroco e local. Fica bem ao lado do Palácio do Governo (prefeitura), que por sinal é um belíssimo edifício de estilo republicano, de fachada branca e azul claro.Sucre, Capital da Bolívia 6

6- Visitar Museus e Igrejas

Sucre tem muito museus que abrangem arte, histórias e outros temas. Algumas de nossas sugestões são o Museu Histórico, Museu de la Recoleta e o Museu de Santa Clara. Há pelo 16 Igrejas no centro da Cidade. Ao lado da Igreja São Francisco existem arcos que lembram os Arcos da Lapa, no Rio.

7- Ir ao mirante do Convento San Felipe Neri

O Convento exibe um lindo pátio construído em estilo neoclássico e a beleza de seu terraço, acessível a visitantes, dificilmente será superada por outra obra da cidade. De lá se vê boa parte do centro histórico de Sucre e a torre da igreja, que domina a paisagem, dá um toque romântico a um lugar que já seria deslumbrante sem ela. Recomendo a ida ao terraço, cuja vista é linda.Sucre, Capital da Bolívia 7

8- Fazer compras na Feira de Tarabuco

Tarabuco, cidade vizinha à Sucre, é conhecida por seu mercado de artesanato realizado todos os domingos, onde você pode apreciar e comprar, belíssimos trabalhos indígenas.

Onde ficar?

O ideal em Sucre é se hospedar no Centro, próximo a Plaza 25 de Mayo. Fiquei no hostel Kultur Berlin, muito bom, recomendo! 

Como chegar?

Para chegar, são 15 horas de ônibus a partir de La Paz, 3 horas de Potosí, 12 horas de Cochabamba e 9 horas de Uyuni (com uma troca de ônibus em Potosí).

Dicas:

Sucre está localizada a 2.800m de altitude e alguns viajantes podem sentir algum desconforto pelo impacto do ar rarefeito em seu organismo. Esse desconforto é conhecido como “Mal de Altitude”. (clique e saiba mais sobre esse mal). Na fase de adaptação os sintomas mais comuns são dores de cabeça, náusea, tontura, respiração curta e perda de apetite. É importante fazer uma consulta médica antes de viajar, pois o médico irá indicar um medicamento. Outra dica é mastigar ou beber em chá as folhas de coca para aliviar esses sintomas.

De todas as cidades que visitei na Bolívia, Sucre foi a que me pareceu mais bonita e organizada. Eu adorei caminhar pelo centro histórico de Sucre… canteiros de flores bem cuidados, senhores tranquilos batendo papo na praça e estudantes ziguezagueando com suas mochilas pelas transversais. Os conventos, igrejas e museus centenários são todos brancos, o que dá um charme especial ao local. Sucre, Capital da Bolívia por ser conhecida como cidade branca, a prefeitura multa o morador que pintar a casa de uma cor escura, rs.

No Instagram @roteiroviagemdemochileiros você encontrará mais fotos da minha viagem à Sucre, Capital da Bolívia entre outras. Pesquise pela hashtag #roteiroviagemdemochileiros

Boa Viagem, Mochileiros!

Booking.com

Economize em Passagens Aéreas. Conectamos você com quem tem milhas sobrando. Clique abaixo! Imagem 4


8 motivos pra conhecer Sucre, Capital da Bolívia. Cidade Branca da América
5 (100%) 1 vote

Tenho certeza que você vai gostar também:

O Booking é um dos maiores sites de hospedagem do mundo que ajuda os viajantes decidirem a reserva com base nas dicas, comparação de preços, fotos do estabelecimento, avaliações e comentários feitos por ex hóspedes principalmente nos quesitos: atendimento e higiene do local. Fizemos uma parceria com o booking e você reservando por aqui, ajuda o blog a manter atualizado com novas dicas de viagem. Lembrando que você leitor não paga mais nada por isso! E apenas acessando através da imagem/pesquisa abaixo e não reservando ou reservando e cancelando não ganhamos nada. Também não ganhamos nada apenas por divulgar o site deles. CLIQUE ABAIXO e pesquise bastante usando os filtros, tenho certeza que encontrará uma hospedagem ideal pra você! Eu uso sempre e recomendo!
Booking.com

Comentários