Trilha Bico do Papagaio


Trilha Bico do Papagaio

A Trilha Bico do Papagaio está localizada no bairro da Tijuca na cidade do Rio de Janeiro e tem esse nome pelo seu formato pontudo. A cidade maravilhosa também esbanja beleza através de suas Trilhas que são ótimas opções de lazer, tanto para os cariocas, quanto para turistas. Veja:

Trilha Bico do Papagaio: Parque Nacional da Tijuca – Setor A – Rio de Janeiro – Zona Norte
Altitude: 989 m
Distância ida e volta: 5 km
Duração: 1:30h
Nível de dificuldade: moderado.
Horário: a partir das 8h

Longe da agitação da cidade a aventura começa pela natureza. Subir até o pico é uma caminhada cheia de emoções! Você precisa ter um bom preparo físico e disposição para chegar até os 989 metros de altitude que é o segundo ponto mais alto do Parque Nacional da Tijuca. O primeiro é o Pico da Tijuca.

Sobre a Trilha Bico do Papagaio

A Trilha para o Bico do Papagaio possui aproximadamente 5 km. A sua aventura terá início no Largo do Bom Retiro com um aclive fácil, Trilha bem marcada e sempre com sombra de uma natureza exuberante da Mata Atlântica. É uma das melhores Trilhas do Rio de Janeiro.

Depois da bifurcação para o Morro da Cocanha a Trilha apresenta terrenos íngremes onde será preciso que use as mãos para agarrar em pedras, grampos e raízes – até chegar ao cume. Apesar da dificuldade do terreno, durante o trajeto você é presenteado com pequenos mirantes que lhe mostram previamente o que te espera lá do topo. Todo aventureiro adora isso, não é mesmo? Nesse caso, é bom que leve alguns lanches e bastante água para se hidratar durante a jornada.

Você ainda conta com uma segunda opção para chegar ao Bico do Papagaio, passando pela Serrilha do João Antônio, cujo local é mais acidentado e com belas paisagens por toda parte. Ao longo desse percurso você encontra a Passagem do Inferno, em que um corte horizontal na rocha de 1.40 metros de largura por 80 cm de altura apresenta um abismo dando origem ao seu nome.

Passagem do InfernoTrilha Bico do Papagaio 2

Passagem do Inferno vista de longe (sinistro, rs)Trilha Bico do Papagaio 6

Curiosidades

Antigamente o Bico do Papagaio era chamado de Pedra Dente ou Dente dos Espíritos. Este pico era evitado pelos índios tupinambás, pois acreditavam que ele fosse a morada dos espíritos malignos.

O que você vê

No Passeio você passa pelas Grutas do Navio e do Papagaio. Algumas áreas da Trilha encontram-se em estado de regeneração devido a fortes chuvas ocorridas em 1996.

Ao chegar ao topo do Bico do Papagaio você desfruta de paisagens privilegiadas do Morro da Cocanha, Pedra do Conde, Pedra da Gávea, Sumaré, Praia da Barra da Tijuca, a baixada de Jacarepaguá, Maciço da Pedra Branca e a ponta do Morro do Corcovado com o Cristo Redentor.Trilha Bico do Papagaio 5

E se quiser um pouco mais de adrenalina, ainda é possível fazer um rapel de 37 metros no topo da pedra e ter uma vista como essa.Trilha Bico do Papagaio 3

Como Chegar ao início da Trilha

Subir para o Alto da Boa Vista. Ir até o Largo do Bom Retiro – Estrada da Cascatinha, 850 – Floresta da Tijuca. Dali, a trilha se inicia.

Quando Ir

No verão as temperaturas podem chegar aos 40ºC com chuvas frequentes, principalmente no final da tarde. Isso faz com que as pedras e caminhos fiquem mais escorregadios. Mesmo assim, nada impede que você faça a Trilha neste período. Nas demais estações o Passeio fica mais agradável, pois a temperatura estará mais baixa.

Recomendações

Consulte seu médico antes de fazer qualquer atividade física. Importante não se esquecer de levar consigo alguns itens na mochila: Protetor solar, boné ou chapéu, óculos escuros e repelente; Dois litros de água; Lanche; Calçado apropriado para caminhada; Medicamentos de primeiros socorros; Agasalho e lanterna de cabeça (se for fazer por do sol); Saco de lixo (transporte seu lixo, não o deixe na trilha por favor! A natureza agradece); Use roupa leve e clara. Se não se sentir seguro contrate um guia especializado (principalmente se for fazer a Trilha da Pedra da Gávea e Corcovado).

Portanto, prepare sua mochila e confira de perto essa linda vista da Trilha Bico Do Papagaio
Trilha Bico do Papagaio 4

Não se esqueça de levar a máquina fotográfica para tirar várias fotos, pois o cenário garante perfeição e beleza. No Instagram @roteiroviagemdemochileiros você encontrará mais fotos das minhas trilhas. Pesquise pela hashtag #roteiroviagemdemochileirosTrilha Bico do Papagaio 1

Boa Trilha, Mochileiros.

Booking.com

Economize em Passagens Aéreas. Conectamos você com quem tem milhas sobrando. Clique abaixo! Imagem 4

Trilha Bico do Papagaio
Avalie esta postagem

O Booking é um dos maiores sites de hospedagem do mundo que ajuda os viajantes decidirem a reserva com base nas dicas, comparação de preços, fotos do estabelecimento, avaliações e comentários feitos por ex hóspedes principalmente nos quesitos: atendimento e higiene do local. Fizemos uma parceria com o booking e você reservando por aqui, ajuda o blog a manter atualizado com novas dicas de viagem. Lembrando que você leitor não paga mais nada por isso! E apenas acessando através da imagem/pesquisa abaixo e não reservando ou reservando e cancelando não ganhamos nada. Também não ganhamos nada apenas por divulgar o site deles. CLIQUE ABAIXO e pesquise bastante usando os filtros, tenho certeza que encontrará uma hospedagem ideal pra você! Eu uso sempre e recomendo!
Booking.com

Comentários