Trilha Costão de Itacoatiara


Trilha Costão de Itacoatiara

Trilha Costão de Itacoatiara proporciona uma das melhores vistas da Região Oceânica de Niterói.  Veja os detalhes:

Costão: A Trilha começa na entrada do Parque Estadual da Serra da Tiririca – Niterói
A distância da Trilha: 2 km (considerando ida e volta);

Duração: 2 horas (ida e volta);
Altitude: 217 metros;
Nível de dificuldade: Moderado;
Horário de visitação: das 8 horas às 17 horas.

Sobre a Trilha Costão de Itacoatiara

O Acesso é pelo posto de atendimento ao visitante na Rua das Rosas, n° 24, Itacoatiara (Parque Estadual da Serra da Tiririca). Passando pela recepção começa a Trilha. No início há uma subida em zigue-zague até chegar numa bifurcação de três caminhos. Você deve o caminho da direita que leva ao Costão. A Trilha pela mata não é tão longa, em pouco tempo você chegará até a pedra. Se tiver medo da subida pode escalar engatinhando, mas você também pode subir normalmente, porque a rocha é bem aderente. A Trilha Costão de Itacoatiara é para quem gosta de exercícios, a subida é ótima para as pernas e exige bastante do corpo, o que possibilita uma queimada geral nas calorias extras. Haja perna! Durante a subida você poderá ver a Pedra do Elefante. (foto abaixo)Trilha Costão de Itacoatiara 3

Ao chegar ao cume da Trilha Costão de Itacoatiara você terá uma visão deslumbrante das praias de Itacoatiara, Camboinhas, Itaipu e Piratininga.Trilha Costão de Itacoatiara 2

Curiosidades

As terras da região já foram utilizadas para a citricultura e cultivo de bananais em meados do século XX. Com a diminuição do cultivo a vegetação nativa se regenerou naturalmente e hoje possui um importante patrimônio genético da fauna e flora do estado. Possui várias espécies raras e quase em extinção.

Dentre as flora destacam-se as bromélias, as cactáceas e árvores palmáceas. Ainda há vestígios do que foi um dia cultivo de palmito e caiapiá.

Quanto a fauna destacam-se o jacaré-do-papo-amarelo, o tucano-do-bico-preto, o gavião-de-cauda-branca, o jabuti, o tamanduá-bandeira, a preguiça, entre outros.

Dica

A Trilha Costão de Itacoatiara é curta, se você puder e tiver tempo é possível fazer outras Trilhas: Morro da AndorinhasPedra do Elefante ou visitar a Enseada do Bananal. Também recomendo ir até a Praia de Itacoatiara, assistir campeonatos de surf.

Como Chegar ao início da Trilha

Pra quem for partir do município do Rio de janeiro, faz-se necessário ir até a Praça XV e pegar ônibus até a rodoviária de Niterói.

Na rodoviária pegar ônibus para Itaipu ou Itacoatiara e saltar no supermercado Flash e seguir com uma caminhada de 15 minutos até Praia de Itacoatiara. Lá você encontrará o posto de recepção ao visitante do Parque Estadual da Tiririca. Por ordem da direção do parque será pedido que você assine o livro de visitas.

Recomendações

Consulte seu médico antes de fazer qualquer atividade física. Importante não se esquecer de levar consigo alguns itens na mochila: Protetor solar, boné ou chapéu, óculos escuros e repelente; Dois litros de água; Lanche; Calçado apropriado para caminhada; Medicamentos de primeiros socorros; Agasalho e lanterna de cabeça (se for fazer por do sol); Saco de lixo (transporte seu lixo, não o deixe na trilha por favor! A natureza agradece); Use roupa leve e clara. Se não se sentir seguro contrate um guia especializado (principalmente se for fazer a Trilha da Pedra da Gávea e Corcovado).

Prepare sua mochila e combine com seus amigos para curtir essa aventura. Não se esqueça de tirar muitas fotos! No Instagram @roteiroviagemdemochileiros você encontrará mais fotos das minhas trilhas. Pesquise pela hashtag #roteiroviagemdemochileiros

Boa Trilha, Mochileiros.

Booking.com

Economize em Passagens Aéreas. Conectamos você com quem tem milhas sobrando. Clique abaixo! Imagem 4

Trilha Costão de Itacoatiara
5 (100%) 1 vote

O Booking é um dos maiores sites de hospedagem do mundo que ajuda os viajantes decidirem a reserva com base nas dicas, comparação de preços, fotos do estabelecimento, avaliações e comentários feitos por ex hóspedes principalmente nos quesitos: atendimento e higiene do local. Fizemos uma parceria com o booking e você reservando por aqui, ajuda o blog a manter atualizado com novas dicas de viagem. Lembrando que você leitor não paga mais nada por isso! E apenas acessando através da imagem/pesquisa abaixo e não reservando ou reservando e cancelando não ganhamos nada. Também não ganhamos nada apenas por divulgar o site deles. CLIQUE ABAIXO e pesquise bastante usando os filtros, tenho certeza que encontrará uma hospedagem ideal pra você! Eu uso sempre e recomendo!
Booking.com

Comentários