Trilha da Vista Chinesa


Trilha da Vista Chinesa

A Vista Chinesa é um dos melhores pontos turísticos da região. É famosa devido ao mirante, pois promove uma excelente Vista da cidade carioca. E através da Trilha da Vista Chinesa você chega nesse mirante. Conheça agora um pouco mais sobre ela:

Trilha da Vista Chinesa: Floresta da Tijuca, Estr. da Vista Chinesa, 1294
Alto da Boa Vista – Rio de Janeiro – Zona Norte.
Altitude: 380 metros.
Duração: 4 horas de caminhada leve
Nível de dificuldade: moderado.
Horário: 8h até as 17h

O monumento da Vista Chinesa apresenta arquitetura com estilos orientais de um templo. É feito de troncos parecidos aos de bambu, e nas colunas encontram-se gárgulas semelhantes às cabeças de dragões que se localizam nas extremidades superiores. É também a maior obra da América Latina em homenagem à China – que premiou o monumento como melhor portal chinês do Brasil.

Sobre a Trilha da Vista Chinesa

A Vista Chinesa é muito frequentada por turistas, atletas que praticam esportes radicais como ciclismo e Downhill com Skate Longboard. A Trilha apresenta terrenos íngremes e a subida é considerada nível moderado em alguns trechos. Durante o percurso é possível encontrar animais silvestres e parte da flora brasileira. Sem contar as Cachoeiras do Horto, que você poderá até se refrescar em uma delas. A trilha é bem marcada, então não há perigo de você se perder.

Subindo a Estrada Dona Castorina, aproximadamente 1Km depois da guarita do Parque Nacional da Floresta da Tijuca, podemos observar, na beira da estrada, a Cachoeira do Quebra (uma pequena represa), que forma uma piscina rasa e normalmente mais frequentada por famílias com crianças pequenas. A queda d’água é pequena e fraca, o que perde um pouco a emoção. Nesse ponto a maioria das pessoas deixa o carro para ir às cachoeiras.

Início da  Trilha da Vista Chinesa

Logo a direita, você tem de fato o início da trilha, que é um pouco íngreme, mas fácil de se seguir. Ao longo da Trilha da Vista Chinesa vão ter alguns pequenos obstáculos: O primeiro deles é uma pedra um pouco mais inclinada que tem uma corrente presa para ajudar na travessia. O segundo é considerado de nível moderado de dificuldade, porque exige que você “escale” uma parede de pedras e raízes. 

Dali você segue em direção à Cachoeira do Chuveiro, que tem esse nome porque você consegue ir andando até a queda d’água e tomar banho como se estivesse usando um chuveiro mesmo. A queda de aproximadamente 5 metros de altitude e a quantidade de água é bem generosa. A piscina que a cachoeira forma é rasa e você pode sentar ali e descansar um pouco apreciando a natureza. 

Muita gente acaba ficando pela Cachoeira do Chuveiro, e não vai até a Vista Chinesa por preguiça, porque precisa andar um bom pedaço pela estrada que dá acesso ao mirante. Não façam isso! Vá, que vale a pena!!! 

Cenário

Quando chegar ao Mirante da Vista Chinesa, você tem uma visão completa da cidade. É possível enxergar o Rio de Janeiro por diversos ângulos. O cenário lhe mostra o Pão de Açúcar, Lagoa Rodrigo de Freitas, Pedra do Arpoador, bairro Ipanema e Leblon, Morro dois Irmãos e praias da Zona Sul. A Trilha da Vista Chinesa proporciona as visitantes esse belíssimo cenário!Trilha da Vista Chinesa 2

À sombra do abrigo, você irá sentar e admirar cada detalhe proporcionado pelo ambiente. Pela manhã bem cedo há o amanhecer da cidade, um cenário muito lindo para prestigiar! E ao entardecer você poderá apreciar o pôr do sol. Hum, que romântico!

Outro ângulo privilegiado do Mirante da Vista Chinesa, Cristo Redentor:Trilha da Vista Chinesa 3

Curiosidades

O local recebe o nome de Vista Chinesa por ter sido habitado por chineses que foram trazidos para o Brasil na época de Dom João VI. Eles vieram para cá para fazer o cultivo de chá no Jardim Botânico.

No lugar os chineses sentavam-se para apreciar as paisagens da bela cidade e já naquele tempo chamava-se Vista dos Chineses. No entanto, como a empresa cultivadora de chá havia falido, os chineses foram deslocados para outras partes da região. Os trabalhadores que não tinham aptidão para agricultura foram remanejados e postos para trabalharem na construção da estrada – que liga o Jardim Botânico ao Alto da Boa Vista.

Como Chegar no início da Trilha da Vista Chinesa

  • Carro: O acesso é feito pela Rua Pacheco Leão que começa ao lado do Jardim Botânico e segue contornando ele. No final da rua, depois da guarita do Parque Nacional da Floresta da Tijuca, você pode ver a pequena piscina natural da Cachoeira do Quebra. A trilha começa à direita dela. 
  • Ônibus: pegue o 409 (Saens Pena – Horto) e salte no ponto final. De lá, logo logo você está na entrada da guarita do Parque Nacional e dali são mais uns 700 metros até a entrada da trilha. Uma longa caminhada a pé.

Como chegar na Vista Chinesa sem Trilha

No terceiro parágrafo do artigo: 4 vistas do Rio que você pode dizer que fez por trilha, você irá encontrar a informação desejada.

Recomendações

Consulte seu médico antes de fazer qualquer atividade física. Importante não se esquecer de levar consigo alguns itens na mochila: Protetor solar, boné ou chapéu, óculos escuros e repelente; Dois litros de água; Lanche; Calçado apropriado para caminhada; Medicamentos de primeiros socorros; Agasalho e lanterna de cabeça (se for fazer por do sol); Saco de lixo (transporte seu lixo, não o deixe na trilha por favor! A natureza agradece); Use roupa leve e clara. Se não se sentir seguro contrate um guia especializado (principalmente se for fazer a Trilha da Pedra da Gávea e Corcovado).

Embora a trilha seja demorada, não é cansativa, nem exige muito esforço físico. Escolha um final de semana bem ensolarado e venha conhecer a Trilha da Vista Chinesa. Recomendo um café da manhã no “Café Du Lage” (Parque Lage), antes de subir para a trilha. Depois dessa foto, vai encarar a Trilha da Vista Chinesa ou não?! rsTrilha da Vista Chinesa 4

No Instagram @roteiroviagemdemochileiros você encontrará mais fotos das minhas trilhas. Pesquise pela hashtag #roteiroviagemdemochileiros

Boa Trilha, Mochileiros.

Booking.com

Economize em Passagens Aéreas. Conectamos você com quem tem milhas sobrando. Clique abaixo! Imagem 4

Trilha da Vista Chinesa
5 (100%) 1 vote

O Booking é um dos maiores sites de hospedagem do mundo que ajuda os viajantes decidirem a reserva com base nas dicas, comparação de preços, fotos do estabelecimento, avaliações e comentários feitos por ex hóspedes principalmente nos quesitos: atendimento e higiene do local. Fizemos uma parceria com o booking e você reservando por aqui, ajuda o blog a manter atualizado com novas dicas de viagem. Lembrando que você leitor não paga mais nada por isso! E apenas acessando através da imagem/pesquisa abaixo e não reservando ou reservando e cancelando não ganhamos nada. Também não ganhamos nada apenas por divulgar o site deles. CLIQUE ABAIXO e pesquise bastante usando os filtros, tenho certeza que encontrará uma hospedagem ideal pra você! Eu uso sempre e recomendo!
Booking.com

Comentários