Trilha Morro da Urca


Trilha Morro da Urca

Que tal um passeio no final de semana de uma caminhada bem tranquila até uma Montanha? Chame seu grupo de amigos ou até mesmo sua família para terem uma linda vista panorâmica da cidade do Rio de Janeiro indo até o Morro da Urca.

O local não apresenta dificuldades de acesso e é muito frequentado por grupos que procuram ter contato mais próximo com a natureza e praticantes de escalada.

Trilha Morro da Urca: Bairro Urca – Rio de Janeiro – Zona Sul.
Altitude: 220 metros.
Duração: 40 minutos.
Nível de dificuldade: leve.
Horário: a partir das 8h.

Urca é um bairro nobre situado na Zona Sul do Rio de Janeiro. É muito conhecido pelos pontos turísticos Morro Pão de Açúcar e Morro da Urca.

Sobre a Trilha Morro da Urca

A caminhada começa pela Pista Cláudio Coutinho que fica localizada na extremidade esquerda da Praia Vermelha. Essa pista acompanha o sopé do Morro da Urca, onde se inicia da Trilha.Trilha Morro da Urca 2

A caminhada até o Morro da Urca é considerada moderada e com duração de 40 minutos. No trajeto você encontra algumas subidas, muitos galhos, pedras e raízes pelo caminho. Porém, a maior parte da Trilha é plana, sendo que até crianças acima de 5 anos fazem passeio por lá com suas famílias. Caso não esteja muito acostumado com aventuras essa Trilha você pode fazer com segurança.

Durante o percurso na Trilha você encontra animais como gaviões, pássaros, saguis ou micos. Se gosta de curtir animais e tirar fotos, basta oferecer uns pedacinhos de banana para os micos – que eles vem e comem direto na sua mão; já que estão acostumados com o movimento de pessoas.

Cenário

Ao chegar no topo do Morro, você tem uma deslumbrante paisagem da Enseada de Botafogo, Aterro do Flamengo, Copacabana, Ipanema, Pedra da Gávea, Corcovado, praia da Urca, Aeroporto Santos Dumond, Baía de Guanabara, Ponte Rio-Niterói e do centro da cidade.Trilha Morro da Urca 3

Da estação do Morro da Urca, é possível comprar ingressos para pegar o bondinho e continuar o passeio até o Pão de Açúcar. Um dos pontos turísticos mais famosos da cidade maravilhosa!Trilha Morro da Urca 4

E tem mais! Estão disponíveis vôos panorâmicos de helicóptero – assim também você poderá tirar fotos espetaculares.

Curiosidades

Estácio de Sá, que fica próximo ao Morro da Urca entre os Morros Pão de Açúcar e Cara de Cão, construiu uma vila fortificada cujo nome era São Sebastião do Rio de Janeiro. Nessa vila não existia água potável e os portugueses constantemente sofriam ataques de índios e francesas, todas as vezes que iam se abastecer no rio Carioca que desaguava onde hoje existe a Praia do Flamengo. Deu-se o nome de Morro da Urca porque o morro lembra a proa de um tipo de embarcação holandesa da época que se chamava Urca, desde então a fundação da cidade leva esse nome.

Uma curiosidade interessante é que nos anos 80 eram realizadas grandes festas em um centro cultural que funcionava no alto do Morro. Nos dias de hoje, especificamente no verão, ainda fazem eventos com shows de vários artistas da música brasileira.

Como Chegar ao início da Trilha 

Para chegar ao Morro da Urca, passa-se pela Praia Vermelha que fica no bairro da Urca. Se for de ônibus é só saltar próximo a estação dos Bondinhos. Depois é só seguir até Pista Cláudio Coutinho onde começa a trilha.

Como chegar no Morro sem Trilha

No primeiro parágrafo do artigo: 4 vistas do Rio que você pode dizer que fez por trilha, você irá encontrar a informação desejada.

Quando Ir

A Trilha para o Morro da Urca está disponível para qualquer época do ano. Mas, prefira ir quando o clima estiver mais favorável, senão ao chegar no topo vai estar todo coberto por densas nuvens não sendo possível avistar os exuberantes cenários.

Recomendações

Consulte seu médico antes de fazer qualquer atividade física. Importante não se esquecer de levar consigo alguns itens na mochila: Protetor solar, boné ou chapéu, óculos escuros e repelente; Dois litros de água; Lanche; Calçado apropriado para caminhada; Medicamentos de primeiros socorros; Agasalho e lanterna de cabeça (se for fazer por do sol); Saco de lixo (transporte seu lixo, não o deixe na trilha por favor! A natureza agradece); Use roupa leve e clara. Se não se sentir seguro contrate um guia especializado (principalmente se for fazer a Trilha da Pedra da Gávea e Corcovado).

No Instagram @roteiroviagemdemochileiros você encontrará mais fotos das minhas trilhas. Pesquise pela hashtag #roteiroviagemdemochileiros

Gostou? Então confira de perto esse lindo visual!Trilha Morro da Urca 5

Boa Trilha, Mochileiros.

Booking.com

Economize em Passagens Aéreas. Conectamos você com quem tem milhas sobrando. Clique abaixo! Imagem 4

Trilha Morro da Urca
Avalie esta postagem

O Booking é um dos maiores sites de hospedagem do mundo que ajuda os viajantes decidirem a reserva com base nas dicas, comparação de preços, fotos do estabelecimento, avaliações e comentários feitos por ex hóspedes principalmente nos quesitos: atendimento e higiene do local. Fizemos uma parceria com o booking e você reservando por aqui, ajuda o blog a manter atualizado com novas dicas de viagem. Lembrando que você leitor não paga mais nada por isso! E apenas acessando através da imagem/pesquisa abaixo e não reservando ou reservando e cancelando não ganhamos nada. Também não ganhamos nada apenas por divulgar o site deles. CLIQUE ABAIXO e pesquise bastante usando os filtros, tenho certeza que encontrará uma hospedagem ideal pra você! Eu uso sempre e recomendo!
Booking.com

Comentários