Trilha Morro das Andorinhas


Trilha Morro das Andorinhas 1

Se você deseja conhecer um lugar lindo, bem pertinho da natureza, com certeza vai adorar a Trilha Morro das Andorinhas!

Há apenas 13 quilômetros do Rio de Janeiro se encontra a cidade de Niterói que é bem famosa pela bonita paisagem que ela proporciona dos principais pontos turísticos da cidade. As Montanhas que compõe seu cenário certamente são belas molduras que uma cidade poderia ter. E você que adora esses Lugares Altos fica impressionado/a com a magnitude desses blocos de pedra!

Do cume do Morro das Andorinhas é possível você avistar lugares que até então não se via por determinados ângulos. Mas, você conhece o Morro das Andorinhas? Vou apresentá-la para você. Acompanhe!

Trilha Morro das Andorinhas: Parque Estadual Serra da Tiririca – Niterói.
Altitude: 196 metros.
Duração: aproximadamente 2 horas.
Nível de dificuldade: leve.
Horário: terça a domingo de 8 às 17 horas.

O Morro das Andorinhas é uma natural divisão das praias de Itacoatiara e Itaipu, que segue em direção ao mar e marca presença no Parque Estadual Serra da Tiririca. O local lhe oferece muitos atrativos e Trilhas.

Sobre a Trilha Morro das Andorinhas

A Trilha para o Morro das Andorinhas se inicia nas proximidades da Igreja de São Sebastião e segue numa pequena rua que aos poucos vai se estreitando até formar uma Trilha. A subida é um pouco íngreme logo no começo, mas é curta e gasta cerca de 30 minutos para que você chegue ao platô.

Após o platô sua caminhada segue pela Trilha, que agora está um pouco mais fechada, por uns 30 minutos até chegar ao pico. Ao pisar no cume vai se deparar com a Filha que é uma das três ilhas (Mãe, Pai e Filha) que se enfileiram como se fossem um prolongamento do Morro das Andorinhas.

A caça ilegal causou o empobrecimento da fauna desse lugar. Porém, você ainda encontra espécies raras de preguiça de coleira, tamanduás, tucanos de bico preto, cachorros do mato, coelhos, tatus e outros.

A flora é composta por algumas espécies que são apenas encontradas ali, como uma espécie de orquídea endêmica.

Paisagem

Ao chegar ao topo você tem uma bela visão da praia de Itaipu e da reserva indígena com sua linda lagoa ao centro, que são inspiradoras a qualquer um que chegue. Mais a frente o Pão de Açúcar, Corcovado e Pedra da Gávea, dando outros cenários fabulosos.Trilha Morro das Andorinhas

A praia de Itacoatiara, serra da Tiririca, morro do Costão, Pedra do Elefante, praia de Itaipu, Camboinhas e quase toda região oceânica de Niterói estarão disponíveis para você apreciar por completo do Morro das Andorinhas.Trilha Morro das Andorinhas 2

Curiosidade

A Trilha Morro das Andorinhas leva esse nome devido a uma gruta localizada logo em seu topo onde esses pássaros costumavam se reunir e fazerem seus ninhos.

Como Chegar ao início da Trilha

  • Carro – se optar por ir de carro, você deve seguir para a Paróquia São Sebastião de Itaipu que fica na Estrada Francisco da Cruz Nunes próximo ao ponto final do ônibus linha 38.
  • Ônibus – caso vá de ônibus, basta pegar a linha 38 em Niterói ou 770 no Rio e quando chegar ao ponto final estará de frente para a praia de Itaipu.

Recomendações

Consulte seu médico antes de fazer qualquer atividade física. Importante não se esquecer de levar consigo alguns itens na mochila: Protetor solar, boné ou chapéu, óculos escuros e repelente; Dois litros de água; Lanche; Calçado apropriado para caminhada; Medicamentos de primeiros socorros; Agasalho e lanterna de cabeça (se for fazer por do sol); Saco de lixo (transporte seu lixo, não o deixe na trilha por favor! A natureza agradece); Use roupa leve e clara. Se não se sentir seguro contrate um guia especializado (principalmente se for fazer a Trilha da Pedra da Gávea e Corcovado).

Portanto, um Passeio ao Morro das Andorinhas passando pela Trilha irá proporcionar a você momentos incríveis de apreciação. Leve sua máquina fotográfica para também tirar fotos do mais belo pôr do sol da região. No Instagram @roteiroviagemdemochileiros você encontrará mais fotos das minhas trilhas. Pesquise pela hashtag #roteiroviagemdemochileiros

Boa Trilha, Mochileiros.

Booking.com

Economize em Passagens Aéreas. Conectamos você com quem tem milhas sobrando. Clique abaixo! Imagem 4

Trilha Morro das Andorinhas
5 (100%) 1 vote

O Booking é um dos maiores sites de hospedagem do mundo que ajuda os viajantes decidirem a reserva com base nas dicas, comparação de preços, fotos do estabelecimento, avaliações e comentários feitos por ex hóspedes principalmente nos quesitos: atendimento e higiene do local. Fizemos uma parceria com o booking e você reservando por aqui, ajuda o blog a manter atualizado com novas dicas de viagem. Lembrando que você leitor não paga mais nada por isso! E apenas acessando através da imagem/pesquisa abaixo e não reservando ou reservando e cancelando não ganhamos nada. Também não ganhamos nada apenas por divulgar o site deles. CLIQUE ABAIXO e pesquise bastante usando os filtros, tenho certeza que encontrará uma hospedagem ideal pra você! Eu uso sempre e recomendo!
Booking.com

Comentários