Trilha Morro Dois Irmãos


Trilha Morro Dois Irmãos

A Trilha Morro Dois Irmãos fica na favela do Vidigal, Rio de Janeiro – Zona Sul. Ela não é longa (apenas 1,6km), porém pode exigir de você um bom preparo físico. Esse trajeto pode durar cerca de duas horas. A trilha é considerada de nível moderado.

Sobre a Trilha Morro Dois Irmãos

O acesso à trilha começa no Morro do Vidigal. Antigamente não havia como ter acesso a ela, mas após a intervenção da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) ficou mais fácil e seguro fazer a Trilha Morro Dois Irmãos. Escolha ir a pé ao ponto mais alto da comunidade ou ir com moto-táxi até onde se inicia a trilha.

O ponto de partida é próximo da Vila Olímpica do Vidigal. A trilha começa pelos fundos de algumas casas. Nada de tirar fotos ali para respeitar a privacidade alheia.

Você encontrará algumas subidas em chão seco e também com pedras escorregadias. Vá com calma! Parece um trajeto fácil, mas pode tirar seu fôlego por conta de algumas subidas íngremes. As plantas que você resvalar pode machucar. Tenha roupa e tênis apropriados para a trilha. Atenção aos troncos de árvores que demarcam o caminho.

A vegetação inclui espécies ameaçadas de extinção. Você encontrará a orquídea das pedreiras e o antúrio das pedras. A área é habitada por micos-estrela, esquilos, gambás, morcegos, além de corujas, gaviões, pica-paus e borboletas-azuis.

Primeiro Mirante

No primeiro mirante da Trilha Morro Dois Irmãos já se pode ter um aperitivo do destino final. Uma visão deslumbrante da natureza se expande para sua visão. Veja toda a dimensão da Rocinha e a Pedra da Gávea. Depois de ver tudo, descanse e tire fotos, retome o caminho a seguir. Aparecerão algumas bifurcações, mas se for sempre pela esquerda – esse é o caminho correto.Trilha Morro Dois Irmãos 2

Com o primeiro mirante para trás a trilha fica aberta. Você ficará muito exposto ao sol. Então, certifique-se de levar um bloqueador solar e boné. Por outro lado, a trilha fica menos íngreme. No caminho ainda terão outros mirantes com visão para o mar. Você poderá ver as Ilhas Cagarras.

Pico do Morro Dois Irmãos

Finalmente! A visão do topo é magnífica! Lá do alto é possível vislumbrar a Cidade Maravilhosa em 360°. Mais à frente há o mirante principal. Vá até lá para enxergar a Lagoa Rodrigo de Freitas. Aí você entenderá o porquê de dizerem que ela possui formato de coração.

Aqui é o momento de curtir cada momento, tirar fotos, descansar da caminhada, lanchar e deixa ser tomado pela beleza do lugar. Reponha suas energias para voltar o caminho.Trilha Morro Dois Irmãos 3

Na descida da Trilha Morro Dois Irmãos é simplesmente o mesmo caminho da subida. É bom estar atento para não escorregar. As pessoas desatentas costumam cair sentadas ou bater os joelhos. Uma batida mais contundente acaba com o passeio, pois é bem dolorido.

A trilha não é muito exigente e compensa com sobra todo o visual apresentado. Tem um dos visuais mais lindos e zona sul carioca.

Como Chegar ao início da Trilha

O Morro do Vidigal está localizado na Av. Niemeyer, no bairro do Leblon. Todos os ônibus que passam pela Niemeyer têm ponto no início do Morro do Vidigal. No “pé do morro” pegar moto-táxi ou Van até onde se inicia a Trilha Morro Dois Irmãos.

Recomendações

Consulte seu médico antes de fazer qualquer atividade física. Importante não se esquecer de levar consigo alguns itens na mochila: Protetor solar, boné ou chapéu, óculos escuros e repelente; Dois litros de água; Lanche; Calçado apropriado para caminhada; Medicamentos de primeiros socorros; Agasalho e lanterna de cabeça (se for fazer por do sol); Saco de lixo (transporte seu lixo, não o deixe na trilha por favor! A natureza agradece); Use roupa leve e clara. Se não se sentir seguro contrate um guia especializado (principalmente se for fazer a Trilha da Pedra da Gávea e Corcovado).

Se pretender ir cedo leve trajes de banho para pegar uma onda na praia, assim que descer. Aproveite as praias de Leblon, Joatinga e São Conrado, que são as mais próximas. Faça um passeio turístico na comunidade para conhecer de perto.

No Instagram @roteiroviagemdemochileiros você encontrará mais fotos das minhas trilhas. Pesquise pela hashtag #roteiroviagemdemochileiros

Boa Trilha, Mochileiros.

Booking.com

Economize em Passagens Aéreas. Conectamos você com quem tem milhas sobrando. Clique abaixo! Imagem 4

Trilha Morro Dois Irmãos
Avalie esta postagem

O Booking é um dos maiores sites de hospedagem do mundo que ajuda os viajantes decidirem a reserva com base nas dicas, comparação de preços, fotos do estabelecimento, avaliações e comentários feitos por ex hóspedes principalmente nos quesitos: atendimento e higiene do local. Fizemos uma parceria com o booking e você reservando por aqui, ajuda o blog a manter atualizado com novas dicas de viagem. Lembrando que você leitor não paga mais nada por isso! E apenas acessando através da imagem/pesquisa abaixo e não reservando ou reservando e cancelando não ganhamos nada. Também não ganhamos nada apenas por divulgar o site deles. CLIQUE ABAIXO e pesquise bastante usando os filtros, tenho certeza que encontrará uma hospedagem ideal pra você! Eu uso sempre e recomendo!
Booking.com

Comentários