Trilha Morro Dona Marta


Trilha Morro Dona Marta

Que o Rio de Janeiro continua lindo todo mundo sabe. Mas, o bom é conferir de perto os cenários deslumbrantes que a cidade oferece. E não são poucas as opções de vista panorâmica. Há várias Montanhas onde é possível ver do alto, todas as lindas obras do Rio de Janeiro.

Um destes lugares é o mirante do Morro Dona Marta, um dos picos mais fantásticos da região carioca. O passeio rende ótimos momentos e excelentes fotos através da Trilha Morro Dona Marta. Quer saber mais? Então acompanhe:

Trilha Morro Dona Marta: Botafogo, Rio de Janeiro – Zona Sul.
Altitude: 360 metros.
Duração: 50 minutos.
Nível de dificuldade: moderado.
Horário: diariamente das 8h às 17h.

O Morro Dona Marta é um terreno de alto relevo e está localizado entre os bairros de Laranjeiras, Flamengo, Botafogo e Cosme Velho na cidade do Rio de Janeiro. Nesse morro encontra-se a Favela Santa Marta, que foi pacificada através da implementação de uma UPP. Desde então o local tem experimentado uma inédita tranquilidade e, ao que tudo indica, o crime organizado foi completamente desfeito, tornando a comunidade um ambiente seguro para os moradores e também os visitantes. Seu ponto culminante é o mirante do Morro Dona Marta com 360 metros de altitude, aonde muitos chegam através da Trilha. 

Sobre a Trilha Morro Dona Marta

A Trilha Morro Dona Marta começa pela Favela Santa Marta, em que você toma o elevador inclinado e sobe até o alto da favela. De lá, segue pelo meio da mata até chegar ao mirante. A duração de todo o percurso é de 30 a 50 minutos. O terreno é íngreme e arenoso tornando o caminho escorregadio. A flora e a fauna silvestre são diversificadas. A Trilha Morro Dona Marta é bem movimentada, principalmente nos finais de semana.

Cenário

Ao final da Trilha Morro Dona Marta você tem um visual impressionante. Com sua posição geográfica privilegiada, o mirante do Morro Dona Marta fornece detalhadamente cenários incríveis como a praia de Botafogo, do Flamengo, Urca, Maracanã, Pão de Açúcar e toda Baía de Guanabara.

Em um dos lados do mirante do Morro Dona Marta se vê Niterói, Corcovado e parte do Cristo Redentor. O local oferece voos panorâmicos de helicóptero que podem durar de 6 a 60 minutos.Trilha Morro Dona Marta 2

Curiosidades

O nome Morro Dona Marta surgiu em 1680, quando o padre Clemente adquiriu as terras da região e em homenagem à sua mãe Marta – nomeou o morro com o mesmo nome dela – que havia morrido anos antes.

O Morro Dona Marta é bem famoso. O cenário foi palco de gravações do filme Tropa de Elite e do clipe musical do astro Michael Jackson no ano de 1996. Ali, você pode tirar fotos ao lado da estátua de bronze que homenageia o pop star.

Outra celebridade que visitou o Morro Dona Marta em 2009 foi Madonna, que assistiu às apresentações de danças das crianças da comunidade e visitou obras sociais. E não para por aí! O ator Tom Felton do filme Harry Potter, Rainha Elizabeth II, Vin Diesel, Hugh Jackman (Wolverine), Bradley Cooper do filme Se Beber, Não Case! e a cantora americana Alicia Keys.

Como Chegar ao início da Trilha Morro Dona Marta

Se preferir metrô, saltar na Estação Botafogo e caminhar até a praça corumbá. São aproximadamente 15 minutos a pé, seguindo pela Rua São Clemente no sentido Jardim Botânico. Ônibus, saltar na Rua São Clemente, na altura do número 307, onde se localiza o Posto Shell. Se for de Carro – a partir do Cosme Velho, seguir em direção ao Corcovado. 

Ao chegar na entrada da Favela Santa Marta pegar o Elevador Inclinado na Estação 1 fica à direita e é bem visível. O sistema conta com duas vias. O primeiro trecho compreende as Estações 1 a 3, enquanto o segundo vai da 3 à 5. Você deverá saltar na estação 5 e seguir a trilha pela mata.

Tour pela favela Santa Marta

Recomendo fazer um tour a pé pela favela dê preferência com um guia local, pois dá mais autenticidade ao tour. Você irá caminhar pelos becos e vielas onde será contada a história da primeira favela pacificada do Rio de Janeiro, conhecer os moradores, seus projetos sociais, estátua do Michael Jackson e visitar a lojas de artesanato. Lembrando que esse tour não leva até o mirante principal no top do morro, só até o 1º mirante que fica na favela mesmo. Acesse o site e reserve o Tour Favela Santa Marta.

Como informei acima o mirante principal fica top do morro só fazendo a trilha ou então por carro pegando a Estrada Mirante Dona Marta, que você vai ler no próximo parágrafo depois dessa foto. E por falar nela, é a própria do mirante principal. Uma pena que esse dia tava nublado e logo depois caiu muita chuva, rs. Na minha opinião é o mirante mais lindo da cidade do Rio. Trilha Morro Dona Marta 3

Como chegar no mirante Dona Marta sem Trilha

No quarto parágrafo do artigo: 4 vistas do Rio que você pode dizer que fez por trilha, você irá encontrar a informação desejada.

Recomendações

Consulte seu médico antes de fazer qualquer atividade física. Importante não se esquecer de levar consigo alguns itens na mochila: Protetor solar, boné ou chapéu, óculos escuros e repelente; Dois litros de água; Lanche; Calçado apropriado para caminhada; Medicamentos de primeiros socorros; Agasalho e lanterna de cabeça (se for fazer por do sol); Saco de lixo (transporte seu lixo, não o deixe na trilha por favor! A natureza agradece); Use roupa leve e clara. Se não se sentir seguro contrate um guia especializado (principalmente se for fazer a Trilha da Pedra da Gávea e Corcovado).

Conhecer o lindo mirante pela Trilha Morro Dona Marta é incrível. Comece já a se preparar para uma visita a este belo lugar. Aproveite! No Instagram @roteiroviagemdemochileiros você encontrará mais fotos das minhas trilhas. Pesquise pela hashtag #roteiroviagemdemochileiros

Boa Trilha, Mochileiros.

Booking.com

Economize em Passagens Aéreas. Conectamos você com quem tem milhas sobrando. Clique abaixo! Imagem 4

Trilha Morro Dona Marta
Avalie esta postagem

O Booking é um dos maiores sites de hospedagem do mundo que ajuda os viajantes decidirem a reserva com base nas dicas, comparação de preços, fotos do estabelecimento, avaliações e comentários feitos por ex hóspedes principalmente nos quesitos: atendimento e higiene do local. Fizemos uma parceria com o booking e você reservando por aqui, ajuda o blog a manter atualizado com novas dicas de viagem. Lembrando que você leitor não paga mais nada por isso! E apenas acessando através da imagem/pesquisa abaixo e não reservando ou reservando e cancelando não ganhamos nada. Também não ganhamos nada apenas por divulgar o site deles. CLIQUE ABAIXO e pesquise bastante usando os filtros, tenho certeza que encontrará uma hospedagem ideal pra você! Eu uso sempre e recomendo!
Booking.com

Comentários