Trilha Pedra da Gávea


Trilha Pedra da Gávea

Qualquer Aventureiro que se preza adora enfrentar obstáculos por entre montanhas. Para eles a oportunidade de se aventurar se transforma em pura adrenalina!

E se você é um deles, adepto ao turismo de aventura ou eco-aventuras envolvendo Trilhas de maior dificuldade, a Trilha Pedra da Gávea é o lugar certo para você explorar. Sem contar suas grandes curiosidades e mistérios. Conheça agora sobre ela!

Trilha Pedra da Gávea: Pedra da Gávea – Parque Nacional da Tijuca (São Conrado – Rio de Janeiro – Zona Sul).
Altitude: 842 metros acima do nível do mar.
Duração: 3hs.
Nível de dificuldade: pesado.
Horário: de 8h às 17h.

Pedra da Gávea é o maior bloco rochoso a beira mar do mundo e está situada no Parque Nacional da Tijuca em São Conrado, Rio de Janeiro. Também é considerada uma das melhores vistas da cidade após subir 842 metros. Devido a forma do cume, os Portugueses deram esse nome Pedra da Gávea em analogia a parte alta de seus navios à velas chamados Gávea.

Sobre a Trilha Pedra da Gávea

A Trilha da Pedra Da Gávea é circundada pela floresta de Mata Atlântica secundária, apesar de ainda existir resquícios de matas originais. Durante a Trilha você se depara com orquídeas, bromélias, árvores de todos os portes e animais silvestres. É possível encontrar pequenas cachoeiras dentro da floresta.

Considerada a mais difícil Trilha do Rio de Janeiro, pois a subida é longa, pesada e cansativa. Exige grande preparo físico e experiência em escaladas mais severas.Trilha Pedra da Gávea 2

A parte mais desafiadora da Trilha é a carrasqueira, um imenso paredão de pedra bem declinado com 30 metros de altura onde é preciso subir quase que engatinhando. Para minimizar os riscos é recomendado o uso de equipamentos de segurança.

Para fazer essa Trilha é primordial que esteja acompanhado de um guia que conheça muito bem o local. Ele irá lhe orientar quanto às dificuldades, demandas físicas e sobre o terreno com suas constantes erosões na Pedra Da Gávea. A trilha é pesada e exige bastante condicionamento físico e experiência, por isso não recomendada para iniciantes (faça antes trilhas leves e moderadas).

SUBIDA (manhã)Trilha Pedra da Gávea 3

DESCIDA (Na foto abaixo parece ser dia ainda, mas na verdade já era início da noite. Há  842 metros acima do nível do mar sempre temos essa impressão. Portanto ao fazer a Trilha da Pedra da Gávea, comece cedo para não terminar a trilha no escuro)Trilha Pedra da Gávea 4

Cenário

Durante a Trilha você avista na Pedra da Gávea a “cabeça do imperador” que fica do lado oposto do mar. Leva esse nome pela rocha aparentar o formato de um rosto majestoso.

Outro fato interessante é “o portal”, um recorte retangular na rocha de 8 metros de largura e 16 metros de altura, que parece ser uma marquise. Esse é o que chamam de Portal da Pedra da Gávea.

Lá do alto é possível acompanhar os voos de esportistas e aventureiros da Rampa da Pedra Bonita.

A vista de cima da Pedra da Gávea é espetacular! Você vislumbra toda a orla da cidade maravilhosa, entre a Zona Oeste e Zona Sul. As montanhas que descem da Floresta da Tijuca completam o cenário. É lindo! Vale a pena todo o esforço percorrido durante a Trilha Pedra da Gávea.

Curiosidades

A Pedra da Gávea acumula várias curiosidades. Por ter uma semelhança de um rosto esculpido em pedra com boca, orelhas, olhos e nariz; uns dizem que é por conta da erosão, já outros afirmam que se trata de uma esfinge e túmulo fenício. Na lateral da cabeça da pedra há uma suposta escrita fenícia, o que reforça a ideia da lenda.

E veja só – alguns séculos antes de Cristo os fenícios viviam na região da Ásia/Oriente Médio. Caso a lenda seja verdadeira, significa então que eles seriam os “descobridores da América”. Xiiii… essa conversa rende pano pra manga!Trilha Pedra da Gávea 5

Outra lenda existente é sobre o Portal da Gávea, alguns defendem a proposta que seja um portal para entradas subterrâneas – e local de aparição de discos voadores. Isso foi até alvo de matérias em revistas nos anos 50.

Como Chegar ao início da Trilha

O acesso para Pedra Da Gávea é por São Conrado. Para chegar até a Trilha e só seguir reto pela estrada do Sorimã que é acessada pela Barrinha. Os carros ficam estacionados numa praça ao final dessa estrada.

Quando Ir

Assim como a maioria das Trilhas do Rio de Janeiro, é possível você ir à Trilha Pedra da Gávea em qualquer época do ano. Mas, vale ressaltar que no verão as temperaturas das rochas aumentam e ocorrem mais chuvas, podendo dificultar ainda mais o percurso.

Recomendações

Consulte seu médico antes de fazer qualquer atividade física. Importante não se esquecer de levar consigo alguns itens na mochila: Protetor solar, boné ou chapéu, óculos escuros e repelente; Dois litros de água; Lanche; Calçado apropriado para caminhada; Medicamentos de primeiros socorros; Agasalho e lanterna de cabeça (se for fazer por do sol); Saco de lixo (transporte seu lixo, não o deixe na trilha por favor! A natureza agradece); Use roupa leve e clara. Se não se sentir seguro contrate um guia especializado (principalmente se for fazer a Trilha da Pedra da Gávea e Corcovado).

Portanto, pegue sua mochila e coloque o básico necessário, inclusive repelente. E lembre-se de não deixar lixo na Trilha. No Instagram @roteiroviagemdemochileiros você encontrará mais fotos das minhas trilhas. Pesquise pela hashtag #roteiroviagemdemochileiros

Todo esforço do passeio será recompensado com Belas Paisagens como essa abaixo:Trilha Pedra da Gávea 6

Aventure-se! Mas respeite sempre os seus limites. Boa Trilha, Mochileiros.

Booking.com

Economize em Passagens Aéreas. Conectamos você com quem tem milhas sobrando. Clique abaixo! Imagem 4

Trilha Pedra da Gávea
Avalie esta postagem

O Booking é um dos maiores sites de hospedagem do mundo que ajuda os viajantes decidirem a reserva com base nas dicas, comparação de preços, fotos do estabelecimento, avaliações e comentários feitos por ex hóspedes principalmente nos quesitos: atendimento e higiene do local. Fizemos uma parceria com o booking e você reservando por aqui, ajuda o blog a manter atualizado com novas dicas de viagem. Lembrando que você leitor não paga mais nada por isso! E apenas acessando através da imagem/pesquisa abaixo e não reservando ou reservando e cancelando não ganhamos nada. Também não ganhamos nada apenas por divulgar o site deles. CLIQUE ABAIXO e pesquise bastante usando os filtros, tenho certeza que encontrará uma hospedagem ideal pra você! Eu uso sempre e recomendo!
Booking.com

Comentários