Trilha Pedra da Tartaruga


Trilha Pedra da Tartaruga

A Pedra da Tartaruga é um refúgio rochoso com 98 metros de altitude, localizada na região das Praias Selvagens de Barra de Guaratiba, na Zona Oeste Rio de Janeiro. Esse lugar fantástico fica dentro do Parque Estadual da Pedra Branca. A pedra tem este nome dada semelhança com uma tartaruga e se assemelham ao casco e a cabeça do animal.

Este recanto famoso situa-se em frente à Praia do Perigoso. Neste lugar há muitas vias de escalada. Você também encontra um rapel de cima da cabeça da Pedra da Tartaruga de aproximadamente 45 metros e para chegar até esse local imponente e paradisíaco é necessário pegar uma trilha.

Sobre a Trilha Pedra da Tartaruga

A caminhada é tranquila e bem sinalizada. A Trilha é considerada leve. Deslumbre a vegetação nativa com a variedade de hortênsias pelo caminho. A fauna possui animais em extinção como micos, morcegos, corujas e gaviões. Tire muitas fotos ao longo do trajeto!

Para começar a trilha, você deve subir a ladeira que se inicia no final da rua de Barra de Guaratiba. A Trilha Pedra da Tartaruga vai começar após 15 minutos de subida nessa ladeira.

A orientação é seguir o mar do lado direito da trilha, contornando o litoral da Barra de Guaratiba. Aproximadamente após 30 minutos, você consegue enxergar a Pedra da Tartaruga. Deixe a trilha principal ao passar em frente à Pedra da Tartaruga. Desça na trilha à direita. Você chegará à pedra quando começar a subir outra vez. Logo após, você inicia a trilha até a cabeça.

Rapel na Pedra da Tartaruga

Ao participar do rapel, você tem a visão panorâmica e privilegiada das Praias Selvagens. Nessa foto só da pra ver a Praia do Meio:Trilha Pedra da Tartaruga (1)

Além das Praias Selvagens da região: Praia do Meio, Funda e Inferno como pode ver na minha foto, mais ao fundo, você consegue avistar as Praias de Abricó, Recreio dos Bandeirantes, Grumari, Barra da Tijuca e Prainha. Se o céu estiver claro é possível vislumbrar a Pedra da Gávea e o maciço da Tijuca.Trilha Pedra da Tartaruga (2)

Como Chegar ao início da Trilha

Faz-se necessário ir até a Praia de Barra de Guaratiba. Uma boa opção de transporte público é o BRT. Descer na estação do BRT de Ilha de Guaratiba, seguir a pé até o ponto de ônibus 867 que tem como ponto final a Praia de Barra de Guaratiba.

Quando ir

Você pode fazer a Trilha Pedra da Tartaruga em todas as estações do ano. No entanto, as temperaturas podem chegar a 40 graus durante o verão. Durante essa estação, as chuvas fortes ocorrem com frequência no fim da tarde e o trajeto torna-se mais difícil.  É recomendável que sua aventura seja num dia de sol. Nublado ou com risco de chuva a beleza diminui um pouco e fica mais arriscado.

Recomendações

Consulte seu médico antes de fazer qualquer atividade física. Importante não se esquecer de levar consigo alguns itens na mochila: Protetor solar, boné ou chapéu, óculos escuros e repelente; Dois litros de água; Lanche; Calçado apropriado para caminhada; Medicamentos de primeiros socorros; Agasalho e lanterna de cabeça (se for fazer por do sol); Saco de lixo (transporte seu lixo, não o deixe na trilha por favor! A natureza agradece); Use roupa leve e clara. Se não se sentir seguro contrate um guia especializado (principalmente se for fazer a Trilha da Pedra da Gávea e Corcovado). 

Leia também em nossa outra página a Trilha das Praias Selvagens, que é quase o mesmo trajeto. Após visitar a Pedra da Tartaruga, você pode descer e conhecer as Praias Selvagens.

Espero que com essas informações você possa curtir ainda mais o passeio e se aventurar na Trilha Pedra da Tartaruga e contemplar esse lindo visual.Trilha Pedra da Tartaruga 3

Boa Trilha, Mochileiros.

Booking.com

Economize em Passagens Aéreas. Conectamos você com quem tem milhas sobrando. Clique abaixo! Imagem 4

Trilha Pedra da Tartaruga
5 (100%) 1 vote

O Booking é um dos maiores sites de hospedagem do mundo que ajuda os viajantes decidirem a reserva com base nas dicas, comparação de preços, fotos do estabelecimento, avaliações e comentários feitos por ex hóspedes principalmente nos quesitos: atendimento e higiene do local. Fizemos uma parceria com o booking e você reservando por aqui, ajuda o blog a manter atualizado com novas dicas de viagem. Lembrando que você leitor não paga mais nada por isso! E apenas acessando através da imagem/pesquisa abaixo e não reservando ou reservando e cancelando não ganhamos nada. Também não ganhamos nada apenas por divulgar o site deles. CLIQUE ABAIXO e pesquise bastante usando os filtros, tenho certeza que encontrará uma hospedagem ideal pra você! Eu uso sempre e recomendo!
Booking.com

Comentários