Trilha Pedra do Telégrafo


Trilha Pedra do Telégrafo (3)

Pensando em por o pé na estrada, ou melhor, pé na trilha? Que tal visitar a Trilha Pedra do Telégrafo. Garanto a você ótimas paisagens para serem vislumbradas, tranquilidade e diversão em todo o percurso. A caminhada não é das mais leves, mas é muito recompensadora no final. Para entender melhor o que eu digo – leia a seguir:

Local Parque Estadual da Pedra Branca. A Pedra do Telégrafo fica a 354 m de altitude no Morro de Guaratiba.
Altitude: 354 m;
Nível de dificuldade: Moderado;
Distância: 3,5Km (7,0 Km ida e volta).

Sobre a Trilha Pedra do Telégrafo

A trilha famosa Pedra do Telégrafo se inicia na Praia de Grumari, Zona Oeste Rio de janeiro. Os 3,5 Km são percorridos em aproximadamente duas horas, dependendo da passada até chegar à Pedra do Telégrafo.

É possível passar por vários mirantes durante o trajeto. Há uma pedra enorme e pontiaguda onde todas as pessoas tiram foto porque durante os cliques se cria uma ilusão de ótica. Dependendo do enquadramento parece que a pessoa está à beira do precipício, mas a pedra em si só está a poucos metros do chão. Demais não é?Trilha Pedra do Telégrafo

Vale lembrar que a Pedra do Telégrafo não é a pedra pontiaguda famosa nas redes sociais. A Pedra do Telégrafo é a que tem a bandeira do Brasil em cima do ponto mais alto do Morro de Guaratiba que durante a II Guerra Mundial ela foi usada pelos militares avistarem as aproximações de submarinos alemães. A comunicação realizada no local era via rádio, por isso o nome Pedra do Telégrafo.  

Durante o trajeto da Trilha Pedra do Telégrafo você será prestigiado com uma belíssima vista das Praias Selvagens, além do Pontal do Recreio e Grumari. A Restinga da Marambaia é uma região administrada pela Marinha do Brasil. Suas praias públicas têm acesso restrito por ser área militar.Trilha Pedra do Telégrafo (4)

Restinga da MarambaiaTrilha Pedra do Telégrafo (2)

Dica 

Próximo ao pôr do sol, o cenário é lindo demais, porém não é o melhor horário, porque quando a luz está menos intensa, ela fica atrás de uma pedra. O melhor visual no mirante é durante o nascer do sol. Portanto, acorde ainda de madrugada para ver o despontar do amanhecer na Pedra do Telégrafo. O sol nasce bem no mar à frente. A paisagem com certeza vai fazer você se encantar. Tire muitas fotos para registrar cada momento e guardar como recordação!

Como Chegar ao início da Trilha

Pela trilha tradicional, que começa na Praia Grande (Barra de Guaratiba) de onde se pega o Caminho dos Pescadores. De lá, é preciso subir uma escadaria que leva à Capela de Nossa Senhora das Dores, até chegar à Rua Parlon Siqueira, a ladeira íngreme que conduz às praias selvagens, como já contamos em outro artigo.

Assista esse vídeo do colega Trilheiro detalhando a Trilha Pedra do Telégrafo:

Recomendações

Consulte seu médico antes de fazer qualquer atividade física. Importante não se esquecer de levar consigo alguns itens na mochila: Protetor solar, boné ou chapéu, óculos escuros e repelente; Dois litros de água; Lanche; Calçado apropriado para caminhada; Medicamentos de primeiros socorros; Agasalho e lanterna de cabeça (se for fazer por do sol); Saco de lixo (transporte seu lixo, não o deixe na trilha por favor! A natureza agradece); Use roupa leve e clara. Se não se sentir seguro contrate um guia especializado (principalmente se for fazer a Trilha da Pedra da Gávea e Corcovado).

No Instagram @roteiroviagemdemochileiros você encontrará mais fotos das minhas trilhas. Pesquise pela hashtag #roteiroviagemdemochileiros

Boa Trilha, Mochileiros.

Booking.com

Economize em Passagens Aéreas. Conectamos você com quem tem milhas sobrando. Clique abaixo! Imagem 4

Trilha Pedra do Telégrafo
Avalie esta postagem

O Booking é um dos maiores sites de hospedagem do mundo que ajuda os viajantes decidirem a reserva com base nas dicas, comparação de preços, fotos do estabelecimento, avaliações e comentários feitos por ex hóspedes principalmente nos quesitos: atendimento e higiene do local. Fizemos uma parceria com o booking e você reservando por aqui, ajuda o blog a manter atualizado com novas dicas de viagem. Lembrando que você leitor não paga mais nada por isso! E apenas acessando através da imagem/pesquisa abaixo e não reservando ou reservando e cancelando não ganhamos nada. Também não ganhamos nada apenas por divulgar o site deles. CLIQUE ABAIXO e pesquise bastante usando os filtros, tenho certeza que encontrará uma hospedagem ideal pra você! Eu uso sempre e recomendo!
Booking.com

Comentários