Trilha Pico da Tijuca


Trilha Pico da Tijuca

A Trilha Pico da Tijuca proporciona vistas panorâmicas e podem ser deslumbradas de vários ângulos. Quer saber mais sobre essa ótima opção de passeio? Então acompanhe:

Trilha Pico da Tijuca: Parque Nacional da Tijuca – Rio de Janeiro – Zona Norte
Altitude: mínima 660 metros – máxima 1021 metros
Duração: 1:30hs.
Nível de dificuldade: moderado.
Horário: diariamente das 8h às 17h.

Pico da Tijuca está situado no Parque Nacional da Tijuca. O parque é bem bonito, possui cachoeiras, vegetação bem preservada e é uma ótima opção para você que gosta de estar em contato com a natureza. O acesso ao Pico da Tijuca se dá por uma Trilha principal – que você ficará conhecendo logo a seguir.

Sobre a Trilha Pico da Tijuca

A principal trilha para o Pico da Tijuca inicia no Largo do Bom Retiro e se encontra à cerca de 685 metros do nível do mar. O Largo fica no final da estrada dos picos – que começa junto à sede do Parque. A duração do percurso é de 1 hora e 30 minutos.

Logo no começo da Trilha você se depara com uma bifurcação devidamente sinalizada que leva até ao Bico do Papagaio, Morro Archer e Cocanha. Nessa parte você segue em frente rumo aos picos da Tijuca e Tijuca Mirim. Até que chegue ao Tijuca Mirim essa trilha é curta, bem protegia do sol e sinalizada. Lá você pode parar e dar uma descansada, se alimentar e apreciar o belo cenário, que por sinal é MARAVILHOSO!

A distância é mínima entre os dois picos. Vale a pena você conhecê-los no mesmo dia.

Mais a frente, seguindo à direita em direção ao Pico da Tijuca – a Trilha se torna mais difícil por ser mais íngreme e praticamente não há nenhuma sombra. Depois de subir alguns metros, estará à sua frente uma escadaria de 117 degraus – entalhada em pedra bruta – que te levará até o topo de aproximadamente 1.021 metros de altitude.

O Passeio é em mata fechada com enormes árvores e rodeada de natureza exuberante. É possível avistar micos pulando de um galho para o outro, borboletas, várias espécies de pássaros cantando e até lagartos assustados – fugindo ao ouvir o barulho de seus passos.

Cenário

Ao chegar ao topo da Tijuca Mirim você tem a exuberante vista da Zona Norte, Ponte Rio Niterói, estádios do Engenhão (Estádio do Botafogo) e Maracanã, Cristo Redentor e outros pontos da cidade maravilhosa.Trilha Pico da Tijuca 5

Do cume do Pico da Tijuca, pare e dê uma olhada de 360 graus. Para qualquer direção que tiver – você apreciará vários Pontos Turísticos Famosos. Também pudera, é o mais alto pico da Floresta da Tijuca e o segundo mais alto do Rio de Janeiro com 1021m de altitude.Trilha Pico da Tijuca 4

Imagine-se vendo o lindo cenário completo dessa maravilhosa cidade. Uau! É demais! Observe: Ponte Rio NiteróiTrilha Pico da Tijuca 2

Curiosidades

A Trilha Pico da Tijuca foi aberta em 1853 por Hermann Burmeister, biólogo alemão, a fim de realizar seus estudos sobre flora e fauna local. Já em 1855 Conde D´Escragmolle, administrador da floresta, sinalizou a trilha para facilitar o acesso de pessoas assim como você que adora montanhas.Trilha Pico da Tijuca 3

Existem várias histórias que contam o porquê da construção da escadaria da Trilha. Uma delas é que por conta da visita do Rei Alberto I da Bélgica que adorava escalar uma Montanha. Sendo assim, em 1920 Epitácio Pessoa que era o presidente da República na época, mandou talhar 117 degraus na rocha que dá acesso ao pico e colocar correntes bem grossas de corrimão para facilitar o acesso do rei.

E veja só, ao subir a Trilha com seus passos largos – o monarca viu a escadaria, procurou se informar sobre o motivo dela e quando ficou sabendo, riu e escalou a pedra dispensando a escada. Que coisa hein!? Isso que é ser um aventureiro amante da natureza.Trilha Pico da Tijuca 6

Como Chegar ao início da Trilha

  • De carro – existem muitas entradas para lhe dar acesso até a Trilha. Você pode optar por usar o portão de entrada Sumaré, Macacos, Solidão, Sapucaias, Caboclos, Passo de Pedras, Canoas, Grajaú ou Cascatinha.
  • De ônibus – se sair do centro pegue a linha 345 e se sair da Zona Sul pegue um ônibus que vá até a rodoviária e de lá tome as linhas 301 ou 302.
  • De metrô – use o metrô até a Estação Saens Peña. Ao descer pegue o ônibus 301, 302 ou 345.

Quando Ir

Você pode fazer a Trilha Pico da Tijuca a qualquer época do ano. Tenha preferência por dias de céu aberto para contemplar as paisagens mais privilegiadas da cidade.

Recomendações

Consulte seu médico antes de fazer qualquer atividade física. Importante não se esquecer de levar consigo alguns itens na mochila: Protetor solar, boné ou chapéu, óculos escuros e repelente; Dois litros de água; Lanche; Calçado apropriado para caminhada; Medicamentos de primeiros socorros; Agasalho e lanterna de cabeça (se for fazer por do sol); Saco de lixo (transporte seu lixo, não o deixe na trilha por favor! A natureza agradece); Use roupa leve e clara. Se não se sentir seguro contrate um guia especializado (principalmente se for fazer a Trilha da Pedra da Gávea e Corcovado).

Comece já a programar a  Trilha Pico da Tijuca. Com certeza você vai adorar! No Instagram @roteiroviagemdemochileiros você encontrará mais fotos das minhas trilhas. Pesquise pela hashtag #roteiroviagemdemochileirosTrilha Pico da Tijuca 1

Boa Trilha, Mochileiros.

Booking.com

Economize em Passagens Aéreas. Conectamos você com quem tem milhas sobrando. Clique abaixo! Imagem 4

Trilha Pico da Tijuca
Avalie esta postagem

O Booking é um dos maiores sites de hospedagem do mundo que ajuda os viajantes decidirem a reserva com base nas dicas, comparação de preços, fotos do estabelecimento, avaliações e comentários feitos por ex hóspedes principalmente nos quesitos: atendimento e higiene do local. Fizemos uma parceria com o booking e você reservando por aqui, ajuda o blog a manter atualizado com novas dicas de viagem. Lembrando que você leitor não paga mais nada por isso! E apenas acessando através da imagem/pesquisa abaixo e não reservando ou reservando e cancelando não ganhamos nada. Também não ganhamos nada apenas por divulgar o site deles. CLIQUE ABAIXO e pesquise bastante usando os filtros, tenho certeza que encontrará uma hospedagem ideal pra você! Eu uso sempre e recomendo!
Booking.com

Comentários